Presença de Roger Federer na Laver Cup só será definida 'no último momento' (Foto: AFP)


O tenista Roger Federer anunciou na última quinta-feira que se aposentará das quadras após disputar a Laver Cup, que ocorrerá neste final de semana. Porém, a participação do suíço no torneio virou dúvida após algumas falas de Pierre Paganini, seu preparador físico.





Pierre, que trabalha com Federer há 22 anos, demonstrou em entrevista ao jornal suíço Blick que a participação do astro na competição não é certeza e que o tenista deve definir "no último momento".

"Ele provavelmente irá decidir isso no último momento. Ele treinou para que tenha o máximo de informações possíveis, quer seja uma boa idéia ou não", disse.

Para o preparador, a decisão de Federer de se aposentar foi um "alívio". Segundo ele, o tenista já vinha dando indícios que iria deixar as quadras desde julho, quando alterou a maneira como treinava. Pierre classificou a decisão do jogador como "sábia".




"Desde julho, quando começou a combinar os diferentes elementos de treinamento, ele percebeu que tinha que fazer cada vez mais desvios e fazer um esforço extra. Ele teve que fazer maiores esforços para uma intensidade relativamente baixa", explicou.



"É por isso que eu penso que esta decisão é tão inteligente. Você pode se aposentar do ATP Tour, mas talvez você ainda queira perseguir sua paixão pelo tênis. A aposentadoria de Roger também é um alívio para mim. Não queremos que ele se machuque novamente e depois tenha problemas físicos em seu futuro. No esporte de alta competição, você tem que se empurrar aos limites no treinamento - mas também tem que ser capaz de decidir quando é demais", completou Pierre Paganini.

Laver Cup


A Laver Cup, independentemente da presença de Roger Federer, acontecerá entre os dias 23 e 25 deste mês, no complexo The O2 Arena, em Londres.

O torneio, disputado entre os times Europa e Mundo, terá grandes nomes do tênis, como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Casper Ruud.