2

Roger Federer anuncia aposentadoria das quadras aos 41 anos

Um dos maiores tenistas de todos os tempos, suíço postou vídeo anunciando a decisão de se retirar das quadras; carreira vinha sendo atrapalhada por lesões

15/09/2022 10:59 / atualizado em 15/09/2022 17:35
compartilhe
Roger Federer foi às redes sociais anunciar sua aposentadoria das quadras
foto: William WEST / AFP - 26/1/20

Roger Federer foi às redes sociais anunciar sua aposentadoria das quadras

O tenista suíço Roger Federer, uma lenda do esporte, anunciou nesta quinta-feira (15/9) sua aposentadoria após a Laver Cup, competição que será disputada em Londres de 23 a 25 de setembro.



Grandes momentos da carreira de Roger Federer





"A Laver Cup na próxima semana em Londres será meu último evento da ATP", afirmou em um comunicado publicado nas redes sociais o suíço de 41 anos, que conquistou 20 títulos de Grand Slam durante a carreira.

Em texto e vídeo publicados em suas redes sociais, o suíço destacou as lesões que sofreu nas últimas três temporadas, reconhecendo que seu corpo não é mais capaz de competir no nível que ele gostaria.



"Como muitos de vocês sabem, os últimos três anos me apresentaram desafios na forma de lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar à minha plena forma competitiva, mas também sei das capacidades e dos limites do meu corpo, e sua mensagem para recentemente tem sido clara. Tenho 41 anos", afirmou.

Federer também declarou que voltará a jogar tênis, mas não em torneios do Grand Slam ou em eventos oficiais da ATP. Ele não disputa uma partida oficial desde a eliminação nas quartas de final do torneio de Wimbledon em 2021.

"Esta é uma decisão agridoce, porque vou sentir falta de tudo que o circuito me deu. Mas, ao mesmo tempo, há muito o que celebrar", destacou o ex-líder do ranking mundial, que tinha o recorde de títulos de Grand Slam, antes de ser superado por Rafael Nadal (22) e Novak Djokovic (21).



Roger Federer, que conquistou oito vezes o torneio de Wimbledon, afirma em sua mensagem que se considera "uma das pessoas mais afortunadas do mundo".

"Já disputei mais de 1.500 partidas ao longo de 24 anos. O tênis foi mais generoso comigo do que eu poderia ter sonhado, e agora devo reconhecer a hora de encerrar minha carreira competitiva", destacou o suíço, que fez questão de agradecer à família e aos fãs que o acompanharam na jornada.

Federer ainda admitiu que sentirá falta de tudo que o circuito lhe deu: "Há muito a comemorar. Eu me considero uma das pessoas mais sortudas da Terra. Recebi um talento especial para jogar tênis, e o fiz em um nível que eu nunca imaginei por muito mais tempo do que pensei que seria possível".

Compartilhe