2

Bia Haddad é a primeira desde Guga a garantir marca no tênis brasileiro

Brasileira foi eliminada nas semifinais de Rolland Garros, em Paris, na França

10/06/2023 13:52
compartilhe
Bia Haddad estreia em nova competição já na segunda-feira
foto: Iconsports

Bia Haddad estreia em nova competição já na segunda-feira


 
Depois de uma grandiosa campanha em Roland Garros, caindo para a agora tricampeã do torneio, Iga Swiatek, Bia Haddad Maia garantiu mais uma marca importante para o tênis feminino brasileiro. 

Pela primeira vez na história do país no esporte, uma mulher entra no top 10 do ranking WTA, que lista as melhores tenistas do mundo. 

Nem mesmo Maria Esther Bueno, a maior referência da modalidade feminina, alcançou tal feito - sua melhor colocação foi a 29ª. Vale lembrar que a WTA foi criada em 1973, quando Maria Esther já estava no fim de sua carreira. 

Gustavo Kuerten foi o último brasileiro a figurar no top 10, em junho de 2002. Bia também será a primeira brasileira a alcançar o grupo dos 10 melhores nas categorias simples e duplas - em maio, ela chegou ao 10º lugar ao vencer o Masters de Madri ao lado da ex-número 1 Victoria Azarenka. 

Como Bia chegou ao Top 10 


Na final de Roland Garros, a polonesa Iga Swiatek confirmou seu favoritismo diante de Karolina Muchova, da República Checa, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 5/7 e 6/4. 

A final deixou a torcida brasileira em alerta: caso a checa conseguisse o feito de superar a atual número 1 do mundo, ela poderia subir da atual 43ª colocação para o top 10, tirando as chances de Bia no ranking. 

O vice-campeonato de Muchova assegurou à brasileira que mobilizou as redes sociais na última semana em torno do Grand Slam a inédita colocação. 

Quando Bia Haddad vai jogar de novo?


Na próxima segunda-feira (12), Bia Haddad estreia no Aberto de Nottingham, na Inglaterra, diante de Lesia Tsurenko, nº 66 do ranking. 

Depois, disputa os torneios de Birmingham e Eastbourn, antes da grande estreia em Wilbledon, onde deve disputar, além do simples, também nas duplas, novamente com Azarenka. 

Compartilhe