2

Athletico elimina Peñarol e fará final brasileira inédita na Sul-Americana

Furacão volta a vencer uruguaios e buscará o bi contra Bragantino

30/09/2021 23:45
compartilhe
 
Nikão abriu o placar para o Athletico, que carimbou presença na final da Sul-Americana
foto: Heuler Andrey/AFP

Nikão abriu o placar para o Athletico, que carimbou presença na final da Sul-Americana

O Athletico é mais um clube brasileiro garantido na final da Copa Sul-Americana 2021. Na noite desta quinta-feira, o time venceu o Peñarol (URU) por 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), pelo confronto de volta da semifinal. Na ida, os paranaenses haviam vencido por 2 a 1.

Com isso, o Athletico fará a decisão do campeonato com o Red Bull Bragantino, que na quarta-feira despachou o Libertad (PAR) e alcançou sua primeira decisão num torneio internacional.

Enquanto o time paulista buscará o título inédito, o Athletico quer o bicampeonato da Sul-Americana, já que levantou a taça em 2018 ao vencer o Junior Barranquilla (COL) na final. A decisão acontecerá no dia 20 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

O JOGO


Em desvantagem no placar agregado, o Peñarol precisou ter postura ofensiva e pressionou o Athletico pelo primeiro gol. Mas a primeira grande chance foi do time paranaense aos nove minutos, quando Bissoli recebeu na entrada da área e finalizou forte para boa defesa de Dawson.

A postura do Athletico foi de esperar os contra-ataques para praticamente encaminhar sua classificação. E a estratégia deu certo. Aos 23, David Terans arrancou com a bola no campo de defesa, foi até a linha de fundo e tocou para Nikão finalizar de esquerda, no canto do goleiro.

Mas a classificação poderia ter ganhado requintes de sofrimento aos 28 minutos, quando Erick derrubou Juan Ramos na área e o árbitro marcou pênalti. Cappellini foi para a cobrança e mandou no meio do gol. O goleiro Santos, que não se mexeu, defendeu, mandando para o lado esquerdo e salvando o time brasileiro de sofrer o empate.

Daí em diante o primeiro tempo ficou marcado pela forte marcação dos dois times, que pouco criaram para movimentar novamente o placar.

No segundo tempo, o Athletico claramente jogou com o regulamento ao seu favor e controlou as ações a todo momento. Tanto é que o Peñarol não conseguiu passar pela marcação e consequentemente incomodar o goleiro Santos.

Bem na partida, o Athletico teve paciência e aos 34 minutos ampliou o placar. Abner começou a jogada, tocou para Nikão e o meia encontrou Pedro Rocha. O atacante passou pela marcação e chutou com força, sem chances de defesa e selando de vez a vaga do rubro-negro na decisão.

Com 4 a 1 no placar agregado e o Peñarol praticamente entregue na partida, o clima na reta final foi de amistoso e com os paranaenses tocando a bola com tranquilidade. E o Athletico até poderia ter feito mais gols, mas parou no goleiro adversário Placar justo na Arena da Baixada.

ATHLETICO 2 x 0 PEÑAROL 


ATHLETICO
Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Nicolas); Marcinho, Richard (Lucas Fasson), Erick (Léo Cittadini), Nikão, David Terans (Pedro Rocha) e Abner Vinicius; Bissoli (Renato Kayzer)
Técnico: Paulo Autuori

PEÑAROL
Dawson; Giovanni González, Carlos Rodríguez, Kagelmacher e Juan Ramos (Valentín Rodríguez); Trindade, Gargano e Cappellini (Nahuelpán); Canobbio (Alonso), Álvarez Martínez (Gaitán) e Facundo Torres (Laquintana)
Técnico: Mauricio Larriera

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: quinta-feira, 30 de setembro
GOLS: Nikão, aos 23min do 1ºT; Pedro Rocha, aos 34min do 2ºT
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo (Athletico); Juan Ramos, Canobbio e Alvarez Martínez (Peñarol)

Compartilhe