Rio 2016
  • Oferecimento:

GINÁSTICA

Fenômeno da ginástica, Simone Biles encerra sua participação no Rio de Janeiro com quatro ouros

Norte-americana igualou recorde de conquistas no esporte em uma mesma edição

postado em 16/08/2016 15:14 / atualizado em 16/08/2016 15:32

AFP / Ben STANSALL

Michael Phelps na natação e Usain Bolt no atletismo são mitos que construíram suas vitoriosas carreiras com feitos olímpicos. Coube ao Rio de Janeiro consolidar Simone Biles como um novo fenômeno do esporte. A norte-americana, de 19 anos, encerrou sua participação na Olimpíada nesta terça-feira, com a quarta medalha de ouro. Com voos impressionantes, ela chegou ao lugar mais alto do pódio no solo. Biles ainda deixará o Brasil com uma medalha de bronze.

Os quatro ouros (por equipes, individual geral, salto e solo) na Rio’2016 consolidam o grande nome da ginástica atual ao lado das maiores da história no esporte. Antes dela, apenas duas ginastas haviam conquistado quatro medalhas de ouro em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Dona de 18 medalhas em Jogos Olímpicos, Larisa Latynina esteve no alto do pódio por quatro vezes em Melbourne’1956, defendendo a União Soviética. Doze anos depois, a tcheca Vera Caslavsca repetiu o feito. Já a romena Nadia Comaneci, primeira ginasta a receber uma nota 10, recebeu três ouros, uma prata e um bronze em 1976.

Com direito a melodias brasileiras, que empolgaram o público em sua apresentação, Biles, de 1,45m, alcançou alturas impressionantes em sua no solo e recebeu nota 15.966. O grau de dificuldade e a precisão da norte-americana a deixaram com quase meio ponto a mais que sua compatriota Alexandra Raisman, dona da medalha de prata. O bronze ficou com a britânica Amy Tinkler.

A torcida brasileira ainda aplaudiu fortemente a suíça Giulia Steingruber, que caiu duas vezes durante sua rotina no solo e acabou na oitava e última colocação entre as finalistas.

Tags: recorde ouro ginástica Simone Biles

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.