O vencedor do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, no domingo passado, foi o único piloto a cravar um tempo na casa de 1min20s neste segundo treino livre para a tradicional prova italiana. O ferrarista superou o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, por apenas 0s068 - o pentacampeão mundial e atual líder do campeonato cravou 1min21s046.
O alemão Sebastian Vettel, companheiro de Leclerc na Ferrari, concluiu o treino da tarde em terceiro lugar com o tempo de 1min21s179. Ficou à frente do finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, que obteve a marca de 1min21s347, apenas três milésimos de segundo de vantagem para o holandês Max Verstappen, da Red Bull.
O piloto tailandês Alexander Albon, da Red Bull, completou a ordem das três equipes mais rápidas do grid ao finalizar em sexto lugar com o tempo de 1min21s589. O primeiro do "resto da Fórmula 1" foi o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, na sétima posição. Ele foi seguido pelo compatriota Romain Grosjean, da Haas, pelo australiano Daniel Ricciardo, da Renault, e pelo russo Daniil Kvyat, também da Toro Rosso, para fechar o Top 10.
A chuva, que atrapalhou muito o desempenho dos pilotos na atividade da manhã em Monza, chegou a dar as caras na sessão da tarde, mas de forma um tanto tímida, de modo que o segundo treino livre não chegou a ser muito prejudicado. Ele só foi interrompido uma vez, mas para a limpeza da pista por conta de pedras que ficaram no traçado após o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, ir além da pista.
Os pilotos voltarão a acelerar em Monza neste sábado com o terceiro treino livre às 7 horas (de Brasília).