Superesportes

NBA

Jokic, Vucevic, Ayton e Bogdanovic serão técnicos no quinto camp global 'Basquete Sem Fronteiras'

Atletas da NBA estarão acompanhados de veteranos do basquete

Redação
Nikola Jokic (Denver Nuggets), Nikola Vucevic (Orlando Magic), Deandre Ayton (Phoenix Suns) e Bogdan Bogdanovic (Sacramento Kings) serão os técnicos de África, Américas, Ásia e Europa - Foto: Matthew Stockman/AFP; Matthew Stockman/AFP; Christian Petersen/AFP; Christian Petersen/AFP
A NBA e a FIBA anunciaram nesta terça-feira, dia 12, a relação de 63 jogadores (meninos e meninas) de 31 países e regiões que vão viajar até Charlotte para a quinta edição do camp global ‘Basketball Withour Borders’ (Basquete Sem Fronteiras). O acampamento será realizado entre sexta-feira, dia 15, e domingo, dia 17, na Queens University of Charlotte Levine Center for Welness and Recreation, como parte do NBA All-Star 2019. O Brasil terá três representantes este ano: Kamilla Cardoso, Vinícius da Silva e Malik Wade.

Convocados para o NBA All-Star 2019, Nikola Jokic (Denver Nuggets / Sérvia) e Nikola Vucevic (Orlando Magic / Montenegro), Deandre Ayton, escolha número 1 do NBA Draft 2018 e ex-campista do BWB (Phoenix Suns / Bahamas – BWB Global 2016), e Bogdan Bogdanovic, eleito para o ‘Segundo Time de Calouros’ 2017-2018 (Sacramento Kings / Sérvia), serão os técnicos dos campistas de África, Américas, Ásia e Europa. Haverá transmissão ao vivo de momentos do camp pelos perfis no Facebook de NBA e FIBA.

Jokic, Vucevic, Ayton e Bodganovic estarão acompanhados do veterano Festus Ezeli (Nigéria), do ex-jogador Adonal Foyle (St. Vincent e Granadinas), e Michael Ray Richardson (EUA), Jennifer Azi (EUA), membro do Hall da Fama da WNBA, as ex-jogadoras da WNBA Allison Feaster (EUA), Ashley Battle (EUA), Taj McWilliams-Franklin (EUA), Astou N’Diaye (Senegal) e Andrea Stinson (EUA), além de outros atletas convocados para o NBA All-Star 2019. Dutch Gaitley (EUA), Nate Mitchell (Canadá) e Ronald Nored (EUA), assistentes-técnicos do Charlotte Hornets, ao lado de John Bryant (EUA), assistente-técnico do 76ers e de Mark Madsen (EUA), assistente-técnico do Los Angeles Lakers, também serão técnicos do BWB global.

Entre os 27 ex-campistas do ‘Basquete Sem Fronteiras’ que estavam inscritos na abertura da temporada 2018-2019 (ativos ou inativos), nove participaram do BWB global, incluindo Ayton, Lauri Markkanen, eleito para o ‘Primeiro Time de Calouros’ da temporada 2017-2018 (Chicago Bulls / Finlândia – BWB Europa 2014 e BWB Global 2015) e Jamal Murray, escolha número 7 do NBA Draft 2016 (Nuggets / Canadá – BWB Global 2015).

Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Técnicos de Basquete / Austrália), Gersson Rosas (Houston Rockets / Colômbia), Marin Sedlacek (76ers / Sérvia) e Masai Ujiri (Toronto Raptors / Nigéria) serão os diretores do camp. Adam Linens, do Hornets, será o responsável pela preparação e condicionamento físicos.

Jogadores e técnicos vão comandar uma série de atividades dentro e fora das quadras, incluindo treinamentos específicos para o aprimoramento de movimentos, desenvolvimento de habilidades, arremessos e competições como 5 contra 5, além de seminários diários focados em conceitos de vida como saúde, liderança e comunicação. Um menino e uma menina serão eleitos ‘Melhores Jogadores’ do BWB após três dias de camp.

BWB já reuniu mais de 3,3 mil participantes de 129 países e territórios desde 2001 - Foto: Divulgação/NBAO acampamento vai contar com dez prospectos das Academias NBA, centros de treinamentos de basquete de elite da liga localizados fora dos Estados Unidos, onde treinam jovens homens e mulheres, e cinco prospectos das academias NBA do programa feminino.
Desde outubro de 2016, os núcleos NBA Academies foram inaugurados em Canberra (Austrália), Jinan, Urumqi e Zhuji (China), Cidade do México (México), Nova Délhi (Índia) e Saly (Senegal). Dez prospectos das academias NBA já possuem acordos com equipes da Divisão 1 da NCAA.

O camp será chancelado é chancelado pelos representantes do Programa de Desenvolvimento da Arbitragem da NBA, que oferece aos jovens profissionais e aos ex-atletas a oportunidade de adquirir conhecimento e habilidades para que possam seguir carreira como árbitros na NBA, WNBA ou NBA G-League.

Os participantes vão assistir aos eventos do NBA All-Star 2019, como Rising Stars, NBA All-Star Saturday Night e ao 68º NBA All-Star Game, no Spectrum Center.

O BWB, programa de desenvolvimento de basquete e comunidade da liga, promovido por NBA e FIBA, já reuniu mais de 3,3 mil participantes de 129 países e territórios desde 2001, com mais de 55 campistas tendo sido draftados pela NBA ou assinado contratos como agentes livres. NBA e FIBA já organizaram 56 camps do BWB em 35 cidades de 28 países em seis continentes. Mais de 290 jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA participaram ao lado de mais de 225 profissionais da NBA das 30 equipes, apoiando o BWB ao redor do mundo.

Veja a lista completa de participantes do BWB Global 2019:

PARTICIPANTES / FEMININO

Meriem Saadaoui – Argélia
Alexia Dizeko – Angola
Florencia Chagas – Argentina
Sofia Acevedo* – Argentina
Gemma Potter – Austrália
Kitty Henderson – Australia
Kamilla Cardoso* – BRASIL
Aaliyah McKenzie Edwards – Canadá
Yvonne Uju Ejim – Canadá
Ming Zheng – China
Nika Muhl – Croácia
Jana Haytham Abudullah* – Egito
Zoe Wadoux – França
Emily Bessoir – Alemanha
Grishma Niranjan – Índia
Misa Hayashi – Japão
Simona Visockaite – Lituânia
Aminata Sangare – Mali
Mariana Valenzuela Medina – México
Chana Maria Paxixe – Moçambique
Charlisse Leger-Walker – Nova Zelândia
Sabou Ndiaye Gueye* – Senegal
Claudia Gomez – Espanha
Göksen Fitik – Turquia

PARTICIPANTES / MASCULINO

Tomas Chapero – Argentina
Taran Armstrong* – Austrália
Tamuri Wigness* – Austrália
Vinícius da Silva – BRASIL
Malik Wade* – BRASIL
Franck Kepnang Ndjong – Camarões
Keon Ambrose-Hylton – Canadá
Cashius McNeilly – Canadá
Addison Patterson – Canadá
Matthew-Alexander Moncrieffe – Canadá
Xihao Yang – China
Dai Hao – China
Chien-Hao Ma – China Taipei
Matej Rudan – Croácia
Aly Khalifa* – Egito
Killian Hayes – França
Matthieu Gauzin – França
HarshWardhan Tomar – Índia
Deni Avdija – Israel
Chikara Tanaka – Japão
Keisei Tominaga – Japão
Modestas Kancleris – Lituânia
Oumar Ballo – Mali
Jovan Kljalic – Montenegro
Tristan Enaruna – Holanda
Samuel Mennenga – Nova Zelândia
Cliff Omoyuri – Nigéria
Chukwudalu Calistus – Nigéria
Nelly Joseph Junior* – Nigéria
Jermaine Miranda – Porto Rico
Victor Rosa – Porto Rico
Julian Strawther – Porto Rico
Pavel Zakharov – Rússia
Khalifa Diop – Senegal
Amar Sylla – Senegal
Mamadou Lamine Mbaye* – Senegal
Aleksej Pokusevski – Sérvia
Nemanja Popovic -Sérvia
Santiago Vescovi* – Uruguai

* Prospectos Academias NBA
.