GRUPO G

Aparentemente humildes

Alemães, que estrearam com goleada sobre Portugal, demonstram respeito por Gana

postado em 21/06/2014 09:01

Estado de Minas /

AFP PHOTO/Carl de Souza

Depois de início empolgante na Copa do Mundo, com direito a goleada sobre Portugal por 4 a 0, a Alemanha despontou como uma das favoritas ao título, ao lado de Argentina, França e Brasil. Líderes do Grupo G, os europeus tentam fazer de Gana a próxima vítima no duelo de hoje, às 16h, no Castelão, em Fortaleza (CE), pelo Grupo G. Será a segunda partida na competição com arbitragem do mineiro Sandro Meira Ricci, que será auxiliado por Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse. Ele apitou a vitória dos franceses sobre Honduras por 3 a 0, em Porto Alegre.

No Mundial de 2010, na África do Sul, os alemães tiveram dificuldade para vencer os ganeses por 1 a 0, gol de Özil no segundo tempo. Na época, o técnico Joachim Löw ressaltou que o adversário contava com jogadores de qualidade individual e muita força física, virtudes que o treinador também enxerga na atual seleção dirigida por James Appiah, de 53 anos.

“Gana não veio à Copa apenas para fazer figuração. Eles jogam muito bem, são rápidos. Podem se dar melhor ainda se a temperatura estiver alta. Portanto, para nós, serão adversários tão ou mais complicados do que os portugueses. Sei que temos condições de ganhar, mas isso só ocorrerá se os respeitarmos”, afirma Löw, com contrato com a seleção até o fim da Eurocopa de 2016.

A filosofia adotada pelo técnico é a de entrar em campo com ritmo forte e alucinante, independentemente do adversário. Para o capitão Lahn, a equipe não pode dar espaço para Gana: “Precisamos repetir o que fizemos contra Portugal, quando conseguimos marcar logo nos primeiros minutos. Depois, nossa tarefa tende a ficar mais fácil. Gana tem um grande time e não podemos permitir que ele se interesse pela partida. Temos que nos impor desde os primeiros momentos”.

O zagueiro Hummels, com problema muscular na coxa direita, deverá ficar de fora. A tendência é que Mustafi seja o substituto. O restante da equipe será o mesmo da goleada sobre os portugueses, com destaque para Thomas Müller. Aos 26 anos, o jogador já marcou oito gols em Copas do Mundo – foi o artilheiro na edição passada, com cinco. A imprensa alemã já cogita que o jogador ultrapassará Ronaldo nos próximos Mundiais e será o primeiro na lista dos artilheiros. Quem também poderá assumir a ponta é o experiente Miroslav Klose, de 36 anos, atualmente com 14 gols.

AFP PHOTO/Carl de Souza


Se a Alemanha faz planos de classificação, Gana tenta resolver os problemas internos. O treinador Kwasi Apiah não conta com a confiança da maioria do grupo, que tem se rebelado em algumas decisões. Isso se reflete nos treinos, em que é possível perceber a pouca interação do treinador com os atletas. Os africanos perderam para os Estados Unidos por 2 a 1, na primeira rodada, em Natal. Em relação à escalação, Appiah pode fazer uma mudança de ordem técnica: o armador Boateng tomar a vaga de Jordan Ayew.

Alemanha x Gana

Alemanha
Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Khedira, Lahm, Kroos e Özil; Götze e Müller
Técnico: Joachim Löw

Gana
Kwarasey; Opare, Boye, Mensah e Asamoah; Rabiu, Muntari, Atsu, Jordan Ayew (Boateng) e André Ayew; Gyan
Técnico: Kwasi Apiah

Estádio: Castelão, em Fortaleza
Horário: 16h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Assistentes: Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse (BRA)
TV: Globo, Band, Band Sports, Sportv, ESPN Brasil e Fox Sports

Tags: copa2014 Alemanha Gana Grupo G Copa do Mundo