None

BOLA MUNDI

Liverpool tem cancha pra destronar o City

'Na hora da briga de 'cachorro grande', tudo muda. Tanto que os Reds ainda estão invictos na Liga dos Campeões'

postado em 29/03/2018 09:22

Passados os amistosos entre seleções da última data Fifa antes do Mundial da Rússia, a emoção voltará a falar alto na semana que vem, na abertura das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. E, mesmo com confrontos do quilate de um Juventus x Real Madrid e Barcelona x Roma, arrisco dizer que o duelo que promete mais é Liverpool x Manchester City.

À primeira vista, o favoritismo seria todo dos Citzens, afinal, lideram a Premier League com extrema folga, foram campeões da Copa da Liga Inglesa e sofreram só quatro derrotas na temporada. Mas uma delas foi para o próprio Liverpool... Em janeiro, em duelo emocionante, os Reds derrubaram a invencibilidade do rival no Inglês, com um 4 a 3 (abriram 4 a 1, mas levaram dois gols no finalzinho).

Muitos podem lembrar que no turno do Inglês o City ‘humilhou’ o rival com um 5 a 0. Mas isso foi no começo de setembro. De lá pra cá, muita coisa mudou nos lados de Liverpool. Com o faro goleador de Salah cada vez mais apurado e a boa fase de Sadio Mané e Roberto Firmino, a equipe comandada pelo técnico Jurgen Klopp não sentiu a falta de Philippe Coutinho, hoje no Barça.

Se o City ostenta números impressionantes (38 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, 121 gols marcados e 34 sofridos), o Liverpool não fica muito atrás (25 vitórias, 13 empates e seis derrotas, 111 gols feitos e 49 sofridos). O problema foi dar uma de “Robin Hood”, perdendo pontos para adversários como Swansea, Bournemouth, West Bronwich, Leicester... Mas, na hora da briga de ‘cachorro grande’ tudo muda. Tanto que os Reds ainda estão invictos na Liga dos Campeões. Guardiola, Agüero, Éderson, Gabriel Jesus e Cia que se cuidem! A terra da Rainha vai ferver!

Nas outras chaves, a Juve talvez viva a situação mais complicada. Além de ter de encarar o campeão, Real Madrid, de Cristiano Ronaldo (que vem em uma arrancada sensacional), divide atenções com o Italiano, onde luta cabeça a cabeça com o Napoli pelo título. Barcelona e Bayern de Munique são favoritíssimos diante de Roma e Sevilla, respectivamente. Ainda mais porque poderão se dar ‘ao luxo’ de poupar seus titulares na rodada do final de semana.

Vexame hermano

Os argentinos devem estar com a cabeça inchada até agora... Contra a Espanha, sem poder contar com Messi, o técnico Jorge Sampaoli mandou a campo uma equipe alternativa para fazer os “testes antes do Mundial”. Acabou levando uma goleada histórica de 6 a 1. Imediatamente, começou no país uma campanha pedindo a cabeça do comandante, mesmo faltando tão pouco tempo para a Copa. Com treinador ‘perdido’, sem encontrar um time-base, apesar dos talentos individuais de que dispõe, mais do que nunca a Argentina dependerá do talento de Messi para se salvar...

Contagem regressiva

Se na Liga dos Campeões o futuro do Manchester City ainda é incerto, é fato que será campeão inglês. E a equipe assegura a taça com seis rodadas de antecipação (recorde na Premier League) se vencer seus dois próximos jogos: Everton, sábado, e Manchester United, em 7 de abril. Levantar o caneco diante do arquirrival teria um gostinho especial... Para a felicidade ser ainda maior, o City pode quebrar várias outras marcas da competição: mais pontos (95, hoje tem 81), mais vitórias (30, tem 26), mais gols (103, tem 85), maior saldo de gols (71, tem 65), mais vitórias como visitante (15, tem 12) e maior vantagem sobre o vice (18, tem 16). É pra ficar na história mesmo!

Pelo penta

Entre os diversos amistosos de seleções desta semana, o francês Mbappé e o uruguaio Cavani foram alguns dos atacantes que brilharam, com direito a belos gols. Embalados, terão a missão de comandar o Paris Saint-Germain na busca por mais um título: a Copa da Liga da França. O adversário será o Monaco, no sábado. Se no Francês a distância entre as equipes é enorme (83 pontos contra 66), em um jogo único a promessa é de emoção. Goleado por 4 a 1 pelo rival na final do ano passado, o Monaco quer dar o troco. Campeão das últimas quatro edições, o PSG não abre mão do penta.

Vai ter hexa?

Depois de não aproveitar a primeira oportunidade para levantar o caneco do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique pode fazer a festa no sábado, com seis rodadas de antecipação. Para isso, terá de torcer por um tropeço do vice-líder, Schalke, que encara o Freiburg, e vencer o Borussia Dortmund. Como a partida do Schalke será disputada mais cedo, a torcida do Bayern poderá entrar em campo já sentindo o ‘cheirinho’ do hexa...

Espera angustiante...

No domingo, a Seleção Brasileira feminina Sub-17 se sagrou campeã do Sul-Americano da categoria, disputado na Argentina. Mas a conquista foi marcada por certa dose de ansiedade... Após fazerem 3 a 0 na Venezuela, na última rodada do quadrangular final, tiveram que aguardar a confirmação do empate entre Uruguai e Colômbia para soltar o grito. Depois da campanha de cinco vitórias, duas derrotas e apenas três gols sofridos, o Brasil muda o foco para a disputa do Mundial, a partir de 13 de novembro. Colômbia (vice sul-americana) e Uruguai (país-sede) serão os outros representantes do continente.

De olho
CHINA OUT / AFP / STR / CHINA OUT

Óttar Magnús Karlsson
Apesar da baixa população e limitada dimensão territorial, a Islândia segue produzindo talentos. Um deles é Óttar Karlsson (à direita na foto), atacante de 21 anos. Apesar de grandalhão (1,90m), ele é habilidoso e demonstra boa visão de jogo. Revelado no Vikingur, ganhou o mundo cedo, indo jogar na base do Ajax em 2013. Ainda defendeu Sparta Rotterdam e Molde (Noruega). Desde fevereiro está no modesto Trelleborg (Suécia), mas com contrato só até novembro. Convocado desde o Sub-17, estreou na Seleção principal em janeiro do ano passado, integrando o grupo que disputou as Eliminatórias da Copa.

Tags: Bola Mundi selefit