Copa do Mundo
None

CONEXÃO RÚSSIA

Aventuras no supermercado

Fazer compras em supermercado vira experiência das mais desafiadoras

postado em 28/06/2018 07:00 / atualizado em 29/06/2018 09:12

Por não dominar a língua, atividades do dia a dia se tornam uma aventura na Rússia. Um pedido no restaurante que não tem cardápio em inglês, pedir informação no metrô, descobrir qual música está tocando no rádio, tudo exige paciência e certa dose de sorte.

Paulo Galvão/EM/D. A Press
 Assim, fazer compras em supermercado vira experiência das mais desafiadoras. Para nossa sorte, alguém, há muito tempo, decidiu separar os produtos por gênero, facilitando bem as coisas. Isso nos impede, por exemplo, de levar desinfetante achando que é suco e vice-versa. Mas não evitam dúvidas sobre o que está dentro de cada pote, frasco, garrafa ou embalagem.

Queria comprar uma coisa simples na área de laticínios, e na embalagem estava escrito requeijão, segundo o tradutor do celular. Porém, o que chegou em casa foi uma coisa mais próxima de coalhada ou iogurte, completamente sem sabor, do que o requeijão cremoso delicioso que esperava.

Comprar queijo também não é das atividades mais fáceis. Há muitos tipos e qualidades, alguns com reduzido percentual de gordura, outros com sabor estranho. Na base da tentativa e erro, me apeguei a um tipo e marca e só compro esse, para evitar surpresas. O problema é que não é em todo supermercado que tem. Então, só compro na mesma rede e na mesma loja, apesar de haver uma infinidade de outas por Moscou. E deixo de experimentar sabores dos quais poderia gostar.

Até mesmo lavar roupa requer atenção. Pelo que entendi, aqui se usa mais sabão líquido do que em pó. O problema é que ele se parece com o amaciante. Outro desafio é diante da máquina de lavar, toda em alfabeto cirílico e com botões a mais do que a que estou acostumado, além de haver opção de escolher a temperatura de acordo com o tecido.

Degraus pequenos, que são galgados com disposição e bom humor. E que nos deixam prontos para obstáculos maiores.

Tags: copa2018