Copa do Mundo
None

MINAS E AS COPAS

Infografia interativa: os mineiros e jogadores de Galo e Cruzeiro nas Copas

Navegue pela linha do tempo dos Mundiais e descubra quem foram os atletas nascidos em Minas ou que representaram clubes mineiros na Seleção

postado em 23/04/2018 20:45 / atualizado em 23/04/2018 20:47


O primeiro mineiro a disputar uma Copa do Mundo foi o juizforano Cannali, jogador do Botafogo, em 1934. E até 1966, outros oito jogadores nascidos no estado serviram à Seleção Brasileira. Mas foi só em 1966, quando o cruzeirense Tostão foi convocado para a Copa da Inglaterra, que jogadores que atuavam em clubes mineiros começaram a vestir a amarelinha.

Cérebro do Cruzeiro que seria campeão brasileiro ao fim daquele ano e dominante nos primeiros anos do Mineirão, Tostão teve a dura missão de substituir Pelé, que machucou o joelho e jogou apenas a estreia na terra da Rainha. Ao lado dos companheiros Fontana e Piazza, Tostão foi tricampeão no México, quatro anos depois. Além dos três, outros dois cruzeirenses foram campeões mundiais: Ronaldo que, aos 17 anos, foi convocado por Carlos Alberto Parreira e foi reserva no tetracampeonato, em 1994; e Edílson, em 2002.

O primeiro campeão

Desde 1970, 13 jogadores do Atlético foram convocados para a Copa do Mundo, sendo 11 atletas pela Seleção Brasileira, o goleiro Ladislao Mazurkiewicz pelo Uruguai (1974) e o defensor Cáceres pelo Paraguai (2010). Mesmo sem entrar em campo no México’1970, Dadá foi o primeiro jogador do Galo campeão do mundo, feito igualado pelo volante Gilberto Silva na Coreia do Sul e Japão’2002.

O primeiro gol de um alvinegro foi de Reinaldo, que marcou o gol do empate com a Suécia, por 1 a 1, na estreia do Brasil na Copa da Argentina’1978. Éder marcou nas duas primeiras partidas da Copa da Espanha’1982 e é o artilheiro do Galo em Mundiais. Confira abaixo todos os jogadores nascidos em Minas Gerais que disputaram a Copa do Mundo e também os atletas de Atlético e Cruzeiro que representaram o Brasil na maior competição do futebol.