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Clima de Copa em Moscou se restringe a eventos oficiais e de patrocinadores

Ambiente na capital russa às vésperas do Mundial ainda é morno

postado em 05/06/2018 09:21 / atualizado em 05/06/2018 09:28

Renan Damasceno/EM/D.A Press

Enviado especial

Moscou – A 10 dias da abertura da Copa do Mundo, o clima em Moscou ainda é morno, mas começa a esquentar com os eventos de patrocinadores e com as bandeiras com as cores do Mundial, que ocupam os principais pontos turísticos da cidade. Ontem, os russos fizeram longa fila para tirar uma foto com o troféu da Copa, que faz tour pela cidade. Mas fora do limite do evento, o clima era de segunda-feira de rotina na metrópole de 12,5 milhões de habitantes, com metrôs cheios e trânsito caótico.

Objeto de desejo das 32 seleções que começam a desembarcar na Rússia a partir de hoje – o Irã será a primeira seleção a chegar para iniciar os treinos no CT do Lokomotiv –, o troféu faz uma turnê por território russo. Começou em 1º de maio, quando desembarcou em Vladivostok, nas mãos do mineiro Gilberto Silva, campeão mundial em 2002, e passou por outras sete cidades antes de chegar a Moscou, onde fica exposta até quinta-feira – uma semana antes de Rússia e Arábia Saudita, que abrem o Mundial, às 15h (de Brasília), no Estádio Luzhniki.

“Os russos estão animados, gostam de futebol, não como os brasileiros, mas estão empolgados”, conta a tradutora Arina Fedotova, que esteve na Copa do Mundo’2014, no Brasil. “Os ingressos para os jogos para os russos esgotaram rápido e, hoje, só é possível comprar muito mais caro. Ou seja, eles querem muito ver a Copa”, conta.

O jornalista curdo Star Hanna, que vive há quatro anos em Moscou, também vê os russos motivados com o Mundial. “Para os russos será muito bom receber pessoas do mundo inteiro, especialmente para Moscou, que é uma metrópole, com jovens de cabeça aberta. Será importante para o mundo ter uma visão diferente do país”, afirma Star. “Outro ponto positivo é que o Mundial é no verão, uma época em que os russos estão nas ruas, nos parques e podem se divertir mais.”

O clima, certamente, será um fator que ajudará os turistas durante a Copa. Moscou vive um início de verão de altas temperaturas. Ontem, a máxima foi de 25ºC – 10 graus acima do mesmo dia, no ano passado. Com o sol se pondo depois das 21h, os russos têm invadido os parques públicos e as margens do rio Moscou, que corta a cidade.

MASCOTE
Nessa segunda, no tour da taça, a maior fila era para tirar fotos com o troféu, mas a grande atração para as crianças eram o mascote Zabivaka, que significa “pequeno goleador”. A imagem de Zabivaka, a exemplo de Fuleco, de 2014, está espalhada por toda a cidade, em bandeiras, cartazes e nas lojas de artigos da Copa. O mascote é um lobo marrom, que usa roupas esportivas apropriadas para o verão russo e um óculos laranja na cabeça. Foi escolhido em votação pela internet, vencendo um tigre e um gato.

Mas levar o Zabivaka para casa não sairá muito barato. Um simples chaveiro, com o mascote de pelúcia, sai por 670 rublos (cerca de R$ 40). O urso de pelúcia custa 900 rublos (R$ 54), nas lojas oficiais do evento.  Nas lojas de souvenir, na região central, entretanto, é possível comprar diversos produtos do lobo a partir de 100 rublos (pouco mais de R$ 6).

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