Copa do Mundo
None

COPA 2018

Russos tomam as ruas de Moscou para comemorar segunda vitória na Copa

Festa foi regada a cerveja por conta do forte calor registrado no país da Copa

postado em 19/06/2018 20:43 / atualizado em 19/06/2018 21:00

Paulo Galvão/EM/D. A Press


Enviado especial a Moscou

Buzinaço, pessoas gritando o nome do país nas ruas e no metrô, bares cheios, gente feliz. Assim ficou Moscou depois da vitória por 3 a 1 da Rússia sobre o Egito, nesta terça-feira, em São Petersburgo. O resultado praticamente garantiu os donos da casa na próxima fase da Copa do Mundo de 2018.

Normalmente contidos, os russos não se intimidaram a dar vazão à alegria pela segunda vitória no torneio. Afinal, estão com 100% de aproveitamento, oitos gols marcados e apenas um sofrido.

Paulo Galvão/EM/D. A Press

Para comemorar, eles ocuparam as ruas da região central de Moscou, sempre aos gritos de “Rússia, Rússia” e “Olê, olê, olê, Rússia campeã, Rússia campeão”. Mesmo em bairros que até então se mostravam alheios ao Mundial, houve muito movimento, seja na porta de bares e nas praças, seja nas estações de metrô, com gente se dirigindo ao centro, tradicional ponto de manifestações públicas.

Como houve expediente normal na capital, muita gente saiu do trabalho para acompanhar a partida. Assim, pessoas como camisas da Seleção Russa carregavam ternos e outras roupas mais formais.

Perto de 1h desta quarta (19h de Brasília), quando se encerra o funcionamento do metrô, muita gente seguiu no centro de Moscou. Outros, retornaram aos bairros e continuaram comemorando perto de casa.

Paulo Galvão/EM/D. A Press

Ao contrário do que muitos podiam esperar, a comemoração foi regada a cerveja, e não a vodka. Como é verão no hemisfério Norte e as temperaturas chegaram a 27º nesta terça-feira, a opção foi pela gelada, que na capital russa não é tão gelada assim. Até mesmo o vinho branco foi mais pedido que a tradicional bebida da terra dos czares.

O último jogo dos donos da casa pelo Grupo A é contra o Uruguai, segunda-feira, às 11h (de Brasília), em Samara. Nesta quarta-feira, ainda pela segunda rodada, os uruguaios enfrentam a Arábia Saudita, às 12h, em Rostov.

Tags: copa2018 selefut futinternacional