Copa do Mundo
None

COPA DO MUNDO

Viagem no tempo: museu em São Petersburgo guarda histórias da extinta União Soviética

Acervo do museu tem milhares de objetos das décadas de 1970 e 1980

postado em 21/06/2018 07:45 / atualizado em 21/06/2018 08:01

Renan Damasceno / EM DA PRESS

São Petersburgo – Uma foice, um martelo e um ursinho Misha de neón piscam incessantemente, enquanto turistas do mundo todo se confraternizam a caminho da Fan Fest de São Petersburgo. A poucos metros da Catedral do Sangue Derramado, onde os torcedores se reúnem, a escadaria que se revela depois da porta estreita é um passaporte para uma viagem no tempo, direto para a sala de estar de um lar soviético.



Diferentemente das obras de artes de museus como o Hermitage ou das estátuas e monumentos das ruas, que contam a milenar história russa, o Museu do Estilo de Vida Soviético é modesto, mas guarda itens que revelam como foi a vida de um período em que a Rússia se fechou para a cultura do Ocidente.

O acervo do museu tem milhares de objetos das décadas de 1970 e 1980, as duas últimas que precederam o fim da União Soviética, que se dissolveu em 26 de dezembro de 1991. “Há uma certa nostalgia hoje em dia com o período soviético, principalmente entre os mais jovens”, conta a russa Tatiana Moroz, guia do lugar.

São Petersburgo tem papel central na instauração do regime soviético. Residência dos czares, o Palácio de Inverno, onde hoje está o Hermitage, se tornou o quartel-general do governo provisório que derrubou Nicolau II em fevereiro de 1917 e foi lá, em outubro daquele mesmo ano, que os bolcheviques tomaram o controle do país.

A primeira sala é dedicada à vida das crianças. Quartos com papéis de parede, carpetes e brinquedos educativos espalhados pelo chão. A imagem onipresente é a do pequeno Cheburashka, uma espécie de Mickey Mouse do período comunista. Personagem da literatura infantil criado em 1966 pelo escritor Eduard Uspensky, foi protagonista de desenho animado, virou brinquedo, foi parar em discos e publicações periódicas e se tornou produto cultural tipo exportação da União Soviética.

Entre os itens infantis estão ainda cavalinhos, carrinhos, revistas e cartilhas infantis que ensinavam princípios comunistas para as crianças, com direito a ilustrações de Vladimir Lênin. Diversas bandeiras e ícones de propaganda do regime também estão espalhadas pelo museu.

Outra ala é dedicada à corrida espacial, com direito a uma réplica do capacete branco com as letras vermelhas C.C.C.P (iniciais, em cirílico, de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). O capacete ficou mundialmente famoso por remeter ao herói nacional, o cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar para o espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok 1 – oito anos antes de o norte-americano Neil Armstrong pisar na Lua.

Na parte musical, destaque para os toca-discos portáteis e vinis de cantores locais, como Alla Pugacheva, que vendeu mais de 250 milhões de discos e se tornou um dos nomes mais conhecidos da União Soviética.

Outra curiosidade são os primeiros produtos americanos que ganharam espaço no país a partir da perestroika e glasnost – conjunto de políticas de Mikhail Gorbachev que abriu a União Soviética nos campos político, econômico e cultural. Embora artigos como filmes e discos estrangeiros já fizessem parte da vida dos soviéticos devido à pirataria, heróis de filmes de ação como Rambo, Robocop e o androide de Exterminador do Futuro passaram a fazer muito sucesso no período de abertura. No setor de objetos para adultos estão vodcas, cigarros, pequenos baralhos e imagens pornográficas.

ESPORTES Apenas uma imagem é capaz de superar os inúmeros Cheburashkas espalhados pelo museu: o simpático ursinho Misha, mascote dos Jogos Olímpicos de Moscou’1980, e que se tornou um dos símbolos soviéticos mundo afora. Misha é visto em camisetas, bandeiras, quadros, pelúcias e porcelanas. Outros itens esportivos, como tacos de hóquei e flâmulas de clubes populares durante o regime, como Dínamo de Moscou e Spartak, estão em exibição.

BACK IN THE U.S.S.R

 
Yuri Gagarin
Primeiro homem a viajar ao espaço, em 1961, Gagarin se transformou em herói nacional e ícone soviético da corrida espacial. Morreu em 1968, com apenas 34 anos

Cheburashka
Personagem infantil mais famoso da União Soviética, foi criado em 1966 pelo escritor Eduard Uspensky. Deu origem a revistas, desenhos animados em stop-motion, livros e discos

Alla Pugacheva
Em atividade desde a década de 1960, se tornou a cantora mais bem-sucedida da União Soviética, vendendo mais de 250 milhões de discos. A música mais conhecida é Million roz (Milhões de rosas), de 1983, traduzida em dezenas de idiomas

Misha
É o apelido pelo qual ficou conhecido Mikhail, o urso marrom e  simpático dos Jogos Olímpicos de Moscou’1980. Foi criado pelo ilustrador Victor Tchijikov, famoso por desenhos infantis. É lembrado pela lágrima que escorre de um mosaico durante a cerimônia de encerramento

Tags: urss russia museu acervo