Copa do Mundo
None

COPA 2018

Em duelo emocionante, Inglaterra bate Colômbia nos pênaltis e enfrentará Suécia nas quartas da Copa

Confronto das oitavas foi decidido nas cobranças de pênaltis

postado em 03/07/2018 17:52 / atualizado em 04/07/2018 10:40

AFP/ ALEXANDER NEMENOV

Enviado especial a Moscou

Em mais um jogo decidido nos pênaltis e que teve muita emoção, a Inglaterra bateu a Colômbia por 4 a 3, depois de empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, nesta terça-feira, no Estádio do Spartak, em Moscou. Assim, tornou-se a última equipe a se garantir nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, que terá seis europeus e só dois sul-americanos, Brasil e Uruguai.

Valendo vaga nas semifinais, os ingleses pegarão a Suécia, que bateu a Suíça por 1 a 0, em São Petersburgo. O jogo será sábado, às 11h (de Brasília), em Samara.

Com isso, o Mundial fica um pouco menos alegre. Afinal, os colombianos estavam entre os mais animados da competição, com músicas, danças e fantasias que divertiam a todos, ao lado de argentinos, mexicanos e peruanos, que também já haviam dado adeus.

Os da Terra da Rainha, por sua vez, seguirão em menor números, mas não menos confiantes. Muitos dos torcedores foram impedidos de entrar na Rússia por histórico de violência e alguns dos autorizados a entrar têm ido e voltado ao país natal a cada jogo.

Nesta terça-feira, a impressão no começo da partida é que a Colômbia jogava em casa, como cantavam os torcedores do lado de fora do estádio. Aos 15min, porém, os sul-americanos fzeram segundos de silêncio enquanto aguradavam o desfecho da cabeçada de Harry Kane, que caiu sobre a rede.

Com os dois times pouco inspirados, os torcedores locais resolveram participar entoando o já tradicional “Rússia, Rússia”. Os colombianos responderam com “Colômbia, Colômbia”.

O primeiro chute a gol da equipe cafetera foi só aos 32min, com Quintero, para fora. Já nove minutos depois, Trippier cobrou falta próximo à área e mandou próximo ao ângulo superior direito de Ospina.

Logo aos 8min do segundo tempo, Sánchez segurou Harry Kane na áera. O próprio camisa 9 cobrou o pênalti e abriu o placar: 1 a 0.

Enquanto os ingleses passaram a cantar sem parar na arquibancada, os colombianos trataram de xingar o árbitro, que mostrou cartões amarelos seguidos para os jogadores sul-americanos.

Na sequência, soltaram o famoso “Si, se puede”, uma espécie de “eu acredito”, mantra da torcida atleticana, mas em espanhol.  E também “Vamos Colômbia, esta noite temos de ganhar”.

REAÇÃO COLOMBIANA

A chance de empatar surgiu aos 36min, quando recuperaram bola no campo de ataque. Cuadrado, porém, finalizou muito mal, para desespero dos torcedores.

Já nos acréscimos, o goleiro Pickford defendeu bom chute de fora da área de Uribe. Porém, na cobrança de escanteio, aos 47min, nada pode fazer na cabeçada do zagueiro Mina, ex-Palmeiras, que deixou tudo igual, incendiando o estádio moscovita: 1 a 1.

Assim, a prorrogação começou sob incentivo dos sul-americanos. Até dividida era comemorada, fazendo o time se jogar todo ao ataque, enquanto os europeus se encolheram na defesa.

Na base da pressão, os colombianos foram se aproximando da virada. Mas, aos 6min do segundo tempo extra, Rose quase marcou, em chute cruzado. Três minutos depois, Harry Kane subiu sozinho, mas cabeceou para fora.

Nos pênaltis Falcão, Cuadrado e Muriel acertaram as três primeiras cobranças da Colômbia, enquanto Kane e Rashford fizeram o mesmo nas duas iniciais da Inglaterra. Na terceira, porém, Ospina pegou chute de Henderson. Uribe, por sua vez, acertou o travessão, enquanto Bacca parou em Pickford. Como Trippier converteu o quarto, coube a Dier sacramentar a classificação inglesa.

COLÔMBIA 1 (4) X (3) 1 INGLATERRA

COLÔMBIA
Ospina; Arias (Zapata 10 do 2º tempo da prorrogação), Davinson Sánchez (Uribe 33 do 2º tempo), Mina e Mojica; Barrios, Carlos Sánchez, Lerma (Bacca 16 do 2º tempo), Quintero (Muriel 42 do 2º tempo) e Cuadrado; Falcao Garcia.Técnico: José Perkman
INGLATERRA
Pickford; Walker (Rashford 7 do 2º tempo da prorogação), Stones e Maguire; Trippier, Henderson, Dele Alli (Dier 35 do 2º tempo) e Lingard e Young (Rose 11 do 1º tempo da prorrogação); Harry Kane e Sterling (Vardy 42 do 2º tempo). Técnico: Gareth Southgate.        
GOLS –  Harry Kane 12 e Mina 47 do 2º tempo
ÁRBITRO – Mark Geiger (EUA)
ASSISTENTES –Joe Fletcher (CAN) e Frank Anderson (EUA)
CARTÕES AMARELOS –  Barrios, Arias, Sánchez, Henderson, Falcao Garcia, Bacca, Lingard e Cuadrado
PÚBLICO – 44.190
LOCAL – Estádio do Spartak, Moscou, Rússia

Tags: Copa do Mundo copa2018 mina kane colômbia inglaterra inglesfut futinternacional