RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (5) Comentários
  • Votação:

América 100 anos

Tostão ressalta estrutura e avalia como fundamental a passagem pelo América

Atacante campeão mundial em 1970, no México, foi revelado pelo América

Thiago Madureira - Superesportes

Publicação:

09/04/2012 19:05

 

Atualização:

10/04/2012 08:20

Arquivo EM/D.A Press
Sucesso na Seleção Brasileira, Tostão ficou apenas dois anos no Coelho
Tostão participou de um dos maiores times da história do Cruzeiro, na década de 1960, campeão da Taça Brasil sobre o Santos de Pelé. Ele também era um dos expoentes da Seleção Brasileira de 1970, campeã mundial no México. Reconhecido como um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, o atacante foi formado na base do América.

“Comecei a jogar no futsal do Cruzeiro. De lá, fui para o juvenil do América e fiquei de 14 aos 16 anos. Foi um período importante para minha carreira, quando ainda dava os primeiros passos no esporte”, conta o ex-atacante e hoje cronista esportivo Tostão.

Na época, o América já tinha uma boa estrutura na formação de atletas. “Entre os clubes da capital, nós éramos os melhores. O América era uma referência, um modelo nas categorias de base”, avalia Tostão, em entrevista ao Superesportes.

Um dos profissionais responsáveis pelo sucesso do clube na lapidação de grandes jogadores foi o técnico Biju. “Ele tinha interessantes concepções de futebol. Era um homem bem-sucedido, empresário, com ótima situação financeira, e conseguiu levar isso para o futebol”, relembra.

Em 1963, Tostão foi transferido para o Cruzeiro, clube no qual se tornou o maior artilheiro. Dez anos depois, encerrou a carreira no Vasco. Formou-se em medicina e voltou ao futebol como comentarista.

Próximo de completar 100 anos, o América tem o futuro analisado por Tostão. “É um clube bem estruturado. Tem um bom centro de treinamentos e agora terá um estádio moderno. O time é feito de acordo com as condições financeiras, sem nenhuma contratação megalomaníaca, que comprometa os cofres da instituição. Acredito que aos poucos o América vai montando times mais organizados e crescendo nesse ritmo”, disse Tostão.

Ficha do jogador:
Nome: Eduardo Gonçalves de Andrade
Naturalidade: Belo Horizonte
Nascimento: 25/01/1947
Período no América: 1961 a 1963

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(5) comentário(s)

Autor:

Mario Oliveira


Ele passou também pelo América, mas ele começou no futsal do próprio Cruzeiro.Ele não foi revelado pelo América.....
Autor:

joao oliveira


Será que dá enumerar e nominar todos os craques revelados pelo América que apareceram no cenário nacional. Eu lembro de muitos, mas sempre falta algum. Me ajudem
Autor:

Ronne Franks


Polêmica desfeita! Muita gente não acreditava que o Tostão teria começado no América...
Autor:

Talles Macieira


Grande Tostão. Figura importantíssima para o futebol! Parabéns, Tostão!!!
Autor:

Jose das Merces de Souza


É sempre uma alegria ver a organização do Coelhão e sua "vocação" em formar craques para o futebol. O último parágrafo da materia ficou meio "ambiguo". Se não soubesse do centenário do América, poderia jurar que os cem anos era do Tostão. Parabéns, Coelhão!

Enquete

Diferentemente de outros clubes, você acredita que o América conquistará algum título no ano do centenário?

Blogs e Colunas