RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (10) Comentários
  • Votação:

América 100 anos

Capitão em grandes títulos, Pintado gastou dinheiro reformando cozinha do clube

Ex-volante conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B e a Copa Sul-Minas

Thiago Madureira - Superesportes

Publicação:

11/04/2012 13:02

 

Atualização:

12/04/2012 14:08

Marcelo Sant'Anna/EM
Pintado era o capitão da conquista do Campeonato Brasileiro da Série B, em 1997


Ele é reconhecido como um dos jogadores mais vitoriosos da história do América. Com passagens em 1997 e 2000, Pintado conquistou os principais títulos do clube nas últimas décadas, o Campeonato Brasileiro da Série B, na primeira passagem, e, na segunda, a Copa Sul-Minas.

Embora tenha sido revelado e conquistado títulos importantes pelo São Paulo, como a Libertadores e o Mundial, Pintado tem um carinho especial pelo Coelho. “O América tem uma história muito bonita. É um clube que cai, mas não se entrega e consegue se reerguer. Luta sempre. Tem um espírito guerreiro. E a minha história também passa pela história do clube”, conta, em entrevista ao Superesportes.

Pintado foi contratado pelo América, pela primeira, em 1997. Ele foi o capitão do time que conquistou o título da Série B. “Aquela equipe foi montada de uma maneira muito especial. O Marcos Salum, que tem uma paixão incondicional pelo América, soube investir em jogadores que queriam resgatar o clube. E foi isso que nós fizemos”.

Para o ex-jogador, o jogo mais importante daquela campanha foi a vitória sobre o Náutico, nos Aflitos. “O confronto contra o Náutico era decisivo. Precisávamos do resultado porque os outros clubes que disputavam a ponta tiveram resultados importantes. O estádio estava lotado. Havia uma atmosfera de decisão e a gente sentia isso. Mas jogamos muito bem e saímos com o resultado. No fim da partida, muita gente invadiu o campo. Lamentável”, relembra.

No ano seguinte, Pintado se transferiu para o Atlético. Depois, passou pelo futebol japonês e pela Portuguesa, para, em 2000, voltar ao Coelho. Com a braçadeira de capitão, Pintado ergueu a Copa Sul-Minas. “O título teve um gostinho especial para nosso torcedor porque foi em cima do Cruzeiro. E ainda vencemos as duas partidas”.

Jorge Gontijo/Estado de Minas
Pintado como treinador
Como treinador, Pintado assumiu o time em 2004, ano do rebaixamento para a Série C. “Quando cheguei a equipe já estava praticamente rebaixada. Foi um momento crítico para o história do América”. Na época, o clube estava desestruturado e o rebaixamento foi uma consequência disso. “Relembro que, inclusive, paguei do meu próprio bolso uma reforma na cozinha em que os jogadores se alimentavam”, revela.

Atualmente, Pintado é técnico da Linense-SP e disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista. De longe, ele acompanha o Coelho. “Agora, com a inauguração do Independência, o América tem tudo para voltar a Série A. O clubes está reestruturado, e é bem dirigido. Torço muito para isso e tenho orgulho de ter participado da história do clube”, diz Pintado.

Luiz Carlos de Oliveira Preto
Naturalidade: Bragança Paulista
Nascimento:17/09/1965
Período no América: 1997, 2000 e 2004 (treinador)
Feitos: Campeonato Brasileiro da Série B e Copa Sul-Minas

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(10) comentário(s)

Autor:

Rodrigo Carvalho


Grande jogador nas conquistas de 1997 e 2000.Até hoje faz falta um jogador como o bom meio campista. Ele e Pedro Omar que deve fazer parte dessas entrevistas do Centenário foram 2 grandes volantes que tivemos. E o uruguaio Isabelino Ramirez, por onde anda?Deveria fazer parte também.
Autor:

Mauro rENATO


Grande jogador. Conquistas memoráveis pelo América, mas técnico a assumir....tá lá dentro: Milagres. Conhece toda a base do América. Quem viu o time campeão sub-20 tem a convicção absoluta que era melhor que este dos profissionais. Eu vi e tenho esta convicção.
Autor:

Rodrigo Carvalho


Grande jogador e líder!!!
Autor:

Talles Macieira


Qdo Givanildo cair, irão atrás dele. Pintado será o próximo técnico do América!
Autor:

Gilmar Gualberto


Realmente esse PINTADo era de uma raça q fazia gosto.Já me fez mta raiva jogando contra o meu CRUZEIRO.Como CRUZEIRENSE gostaria de parabenizar o AMÉRICA por essa data tão especial.De coração, torço p q ele ele possa se REERGUER e se juntar ao CRUZEIRO, p fazer o nome de Minas mais forte.Parabéns!
Autor:

vinicius Botelho Botelho


Boa noite!Torcida do meu coelhão!Pintado foi o grande comandante deste time de 97.
Autor:

Rogério Maia


B.tarde amigos , nenhum volante da historia do América , jogou mais e melhor do que o grande PINTADO . Nem Pedro Omar nem Gilberto Silva , nenhum chegou perto ,esse ai era espetacular .
Autor:

Talles Macieira


Era um jogador raçudo mesmo. Todo time precisa de um cara com a disposição que ele tinha.
Autor:

sergio gandarela


Um meio campo com Pintado Boiadeiro e Tupanzinho era infalível, como foi em 97. Time realmente de guerreiros.Quizera tdos fosssem como eles.
Autor:

sergio gandarela


PINTADO, símbolo de raça, dedicação, paixão pelo nosso COELhÃO, somos gratos pela sua passagem pelo América. Se todos fossem como ele, não estariamos nessa situação atual.Mas com a torcida dele, voltatemos para a A.

Enquete

Diferentemente de outros clubes, você acredita que o América conquistará algum título no ano do centenário?

Blogs e Colunas