None

América 100 anos

Ídolo com a camisa 1, Milagres se orgulha de revelar novos talentos para o América

Ex-goleiro relembra sua trajetória no clube e ressalta trabalho vitorioso com a base

postado em 16/04/2012 09:00 / atualizado em 09/04/2012 11:06

Jorge Gontijo/EM/D.A Press

Treinador do time júnior do América desde 2010, o ex-goleiro Marco Antônio Gonçalves, conhecido como Milagres, se orgulha de fazer parte da história centenária do Coelho. Ele vestiu a camisa 1 alviverde por uma década inteira e participou das principais conquistas do clube nos últimos anos: o Mineiro, de 1993; a Série B, de 1997; e a Copa Sul-Minas, de 2000. 

“É muito difícil falar da minha importância para o clube, principalmente, quando se trata de uma instituição centenária. Tenho muito orgulho de fazer parte da história do América. O time tem vários ídolos importantes e consagrados no futebol, fazer parte desse grupo de craques é uma honra”, afirmou, em entrevista ao Superesportes.

No ano passado, Milagres levou o time sub-20 do América ao título do Campeonato Brasileiro da categoria. Hoje, os principais garotos daquela equipe figuram entre os profissionais do Coelho. Kaio, Bryan, China e Lula são grandes promessas alviverdes que aprenderam muito com o ex-jogador. "Sou responsável pela formação de muitos garotos na base. É um orgulho poder ajudar a revelar grandes talentos por aqui", disse.

Arquivo/Estado de Minas
Milagres sempre teve uma boa relação com jogadores, funcionários e dirigentes do América. O treinador garantiu que o grande diferencial do clube é o ambiente familiar.  “O meu sentimento em relação ao América é bem familiar. Vesti a camisa do clube por dez anos e a maioria dos grupos nessa passagem como jogador foram verdadeiras famílias para mim. Depois fiquei oito anos longe e retornei. Reencontrei alguns amigos. Agora já estou no lado de formação trabalhando na base e continuo tendo o mesmo carinho com os atletas mais jovens”, disse.

Mesmo sendo um treinador de destaque, os torcedores americanos não conseguem associar a imagem de Milagres a outra que não seja a do goleiro responsável por verdadeiros milagres na meta do Coelho. “O mais interessante é que eu encontro com vários torcedores jovens, seja na rua ou em eventos do América, e eles têm um carinho enorme pelo meu trabalho como goleiro. É engraçado ver que esses jovens já entraram comigo em campo, quando eram crianças”, completou.

Ficha do jogador:

Nome: Marco Antônio Gonçalves Milagres
Naturalidade: Juiz de Fora-MG
Data de nascimento: 23 de abril de 1966
Período no América: 1991 a 2001