RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (18) Comentários
  • Votação:

América 100 anos

Decacampeonato: série de títulos do Coelho gera polêmica entre historiadores

Campeonato de 1925 foi cancelado após uma assembleia de clubes

Luiz Martini - Superesportes

Publicação:

19/04/2012 08:30

 

Atualização:

18/04/2012 08:49

Juarez Rodrigues/Estado de Minas
Os ex-jogadores de futebol do América, o medico Lucas Machado (e) e Carlos Fernando Bolivar, presentes na abertura da exposicao itinerante do decacampeonato do clube, em 2005
Ganhar 10 vezes seguidas o campeonato estadual é privilégio de apenas duas equipes brasileiras. Em Minas Gerais, somente o América conseguiu esse feito, de 1916 a 1925. Se comparado a outros clubes brasileiros, apenas o ABC, de Natal, igualou essa marca com as conquistas do Campeonato Potiguar de 1932 a 1941. Um dos maiores orgulhos da história do América, a conquista do deca foi questionada por alguns estudiosos.  A interrogação no título de 1925, para alguns historiadores, ocorre pela falta de definição no campeonato daquele ano.

Segundo pesquisadores, o campeonato Mineiro'1925 foi declarado inexistente após a realização de uma assembléia de clubes. O Coelho teria feito apenas um jogo nessa edição, contra o Atlético, e por ter vencido por 1 a 0 teria se declarado, automaticamente, campeão. Além disso, o certame, até a interrupção, tinha o Sete de Setembro e o Cruzeiro como líderes. Outra curiosidade é que não existia o Regional e o titulo máximo era o de “campeão de Belo Horizonte”, como descreve um levantamento do departamento técnico da Federação Mineira publicado no jornal Estado de Minas de 1931.

Para o historiador Raphael Rajão é preciso uma pesquisa detalhada para nomear o campeão mineiro de 1925. "O campeonato não se concluiu. Eu não consultei os jornais da época. Acho que é preciso uma pesquisa a fundo nos jornais. O América foi declarado campeão. Era o América que liderava até o momento em que ele foi interrompido. Mas é preciso uma pesquisa mais elaborada para definir isso. Era um campeonato organizado pela Liga, mas não era profissional. Mas o fato de ser amador não tira a legitimidade do torneio", disse ao Superesportes.

Com opinião diferente, o historiador Carlos Paiva ratifica o título americano por vários motivos. "O campeonato de 1925 durou apenas um jogo porque que os outros clubes desistiram, mas o America não. O Coelho formou um esquadrão para ganhar o campeonato. Inclusive, trouxe jogadores de Seleção Brasileira. Havia atletas como Badú, Sangueira, Villa, Pequitoti e o zagueiro Telefone, que veio do Flamengo, mas não queria ser chamado por esse apelido. A qualidade do América fez com que os outros desistissem. Tanto que não houve vice-campeão em 1925. Todos os clubes redigiram um documento declarando o América como campeão", afirmou Paiva, que analisou os jogos de abertura da edição daquele ano.

"Na primeira rodada desse campeonato de 25, Palestra (Cruzeiro) e Sete de Setembro jogaram. O América atuou apenas na segunda rodada e venceu o Atlético por 4 a 1. Todos achavam que o Atlético era o único time que poderia tirar o título alviverde e ficaram assustados com o placar. Porque foi 4 a 1, mas poderia ter sido 8, já que os jogadores do América brincaram dentro de campo. Para se ter uma ideia, a Seleção Mineira daquele ano, que disputava o campeonato interestadual, tinha 10 jogadores do América. O time de Minas goleou a equipe Fluminense (carioca) na estreia por 6 a 1. Ou seja, o América venceu por 6 a 1", completou.

Independentemente da polêmica, os anos anteriores foram de glória absoluta do Alviverde. Com exceção ao primeiro Mineiro da história, em 1915, que teve a taça erguida pelo Galo, os nove anos posteriores foram de hegemonia verde.

O primeiro triunfo regional do América foi na edição de 1916. Na ocasião, o Coelho superou o Galo na decisão. Nos dois anos seguintes, o América venceu o Atlético nas finais até se tornar tricampeão. O torneio de 1919 teve uma final inédita, entre América e Yale, e consagrou a quarta conquista do Coelho. Em 1920, o Guarany, de Belo Horizonte, foi derrota pelo Alviverde na final.

Atlético, em 1921, e Cruzeiro, então Palestra Itália, em 1922, foram as vítimas do América nas decisões dos respectivos anos. O octacampeonato veio diante do time estrelado, em 1923. Assim como fez contra o Atlético, nos três primeiros títulos, no Mineiro de 1924, o Coelho venceu a Raposa na terceira vez em que se enfrentaram na luta pela taça.

Somadas as conquistas do deca e dos campeonatos de 1948, 1957, 1971, 1993 e de 2001, o Coelho tem 15 títulos estaduais no currículo.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(18) comentário(s)

Autor:

Rodrigo Carvalho


Os ouros fugiram do campeonato e ainda aparecem pessoas querendo contestar. os atleticanos deveriam estar cuidando do time deles, esqeçam do América.
Autor:

Igor Alves


kkkkkkkk... Se toca meu caro "Sucatta". Desde quando seu timeco ganha ou ganhou alguma coisa??? E desculpa, esqueci... vcs foram campeões do GELO.kkkkkkkkkkkkkk. É chacota, é a cocota de MG...O independência é do COELHÃO meu caro, e ninguém tasca.
Autor:

antonio pereira


Esse negócio de "dono" é muito patético, pois quem conhce a história desse estadinho, desde a copa de 1950, sabe que o poder público sempre foi o dono absoluto, dado que o construiu e o reformou por duas vezes: uma no tempo de Hélio Garcia e a outra com a atual administração...
Autor:

BRUNO LEONE


Como tem gente invejosa neste mundo! Agora, supostos historiadores da dupínha sem vergonha, querem tirar nosso grande feito, já reconhecido pelo guines book. Vão estudar primeiro, antes de denegrir a imagem dos outros, cambada de saf...!
Autor:

Roberto Ribeiro


Se o falil falar pros seus fantoches que ele comprou a lagoa da Pampulha pro patético, a torcida morre afogada, e com orgulho claro, pois o seu presidente é o melhor do mundo !!! Hahahahahaha, sucatta, vocês me matam de rir ...
Autor:

Roberto Ribeiro


O patético é tão bem administrado que é obrigado até a vender jogo para rival não cair ... Hahahahaha, vocês são a comédia nacional. Já sairam até no Casseta e Planeta como "caquético mineiro" ... hahahahahhah, a alegria do Americano é essa comédia existir ... Com seu presidente paspalhão, claro ...
Autor:

Roberto Ribeiro


Hahahah, não temos torcida e não ganhamos nada ... Hahaha ... Ô Sucatta, me diz o que o patético ganha, seu comédia !!! Campeão do Gelo? Ah, fala sério, essa taça já até derreteu por falta de pagamento da CEMIG. O patético tem mais de 100 anos e nunca conseguiu se administrar. Vai administrar o quê??
Autor:

paulo marques


Atletico ,maior time de MINAS? Só se for em, divida, ou de bandidos, pq o time vive de um titulo de 1971 e mais nada e se julga maior. Qto ao Independencia sonhem em mandar alguma coisa lá, se quiserem depois desenho o que esta no contrato, pq pedir para lerem é meio dificil. saudações americanas
Autor:

Hélio Dias de Souza


Só o coelhinho acredita que são donos do independência.Se eles não construiram nada e nem comprou.Pelo menos o galo vai investir nele.Coisa que o coelhinho não fez.
Autor:

Cassio Scuccato


Americanos, podem ficar tranquilos que ATLETICO, maior time de Minas, vai quebrar o galho e deixar o escudo de vocÊs no Independência... afinal, vocês não têm torcida, não têm time, não ganham nada! Se tirássemos o escudo do estádio, vocês seriam esquecidos! huauhahuahuahua
Autor:

wagner assis rosa


a "galinha preta" como vc diz, foi HEXA na década de 80 e qto a isso não tem historiador nenhum questionando...Ah e conformem-se, Galo vai pagar o aluguel e é quem vai MANDAR no Independência.
Autor:

Sandro Sampaio


Tem gente que gosta mesmo de se iludir com o que lêem ... O Independência "e do Patético Mineiro" e as cores, mascote, brasão do time que estará pintado e do América ... Quem terá prioridade de escolha nas datas e horários e o América ... Fala serio!!! Esses sofredores atleticanos são muito lesados!
Autor:

Murilo Silva


O Independência "é do galinho", desde que este nos pague o aluguel para jogar lá, tudo bem...
Autor:

rodrigo assis


independente de quem ganhou o mineiro de 25, o que importa é que o estádio independência agora é do Atlético
Autor:

Pedro Sardinha


" Todos os clubes redigiram um documento declarando o América como campeão" Ou seja, o América foi Decacampeão em 1925, porque os outros times "arregaram".
Autor:

Roberto Ribeiro


Olha a turma do ostracismo querendo aparecer ... Daqui a pouco vão dizer que a galinha preta de vespasiano é a verdadeira deca-campeã de Minas ...
Autor:

Rogério Salles


Apesar de disputar apenas um jogo em 1925, o América disputou o jogo do campeonato mineiro e é o legítimo campeão. Já a CBF homolou títulos nacionais em disputas de torneios que não eram considerados campeonatos nacionais. Cito 1968, campeões Palmeiras e Santos, ambos jogaram poucas partidas.
Autor:

Jader dos Reis Sampaio


O Coelho é decacampeão. Quem questiona quer pesquisar os jornais da época? Que espécie de pesquisador é este que dá declarações sem fundamentação mínima? Parabéns Coelho!!! E vamos ganhar o 16o. título este ano.

Enquete

Diferentemente de outros clubes, você acredita que o América conquistará algum título no ano do centenário?

Blogs e Colunas