SELEÇÃO BRASILEIRA

Julio Cesar volta a ser decisivo, cala os críticos e comemora classificação: 'Vivi um dia especial'

Goleiro fez grandes defesas e foi o melhor em campo na classificação sofrida sobre o Chile

postado em 28/06/2014 17:47 / atualizado em 28/06/2014 17:54

Thiago Madureira /Superesportes

Rodrigo Clemente/EM/D. A Press


Cercado de desconfianças antes do início do Mundial, o goleiro Julio Cesar deu a resposta aos críticos neste sábado, na partida entre Brasil e Chile (1 a 1), pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no Mineirão. Durante os 90 minutos e a prorrogação, o camisa 12 demonstrou estar em grande forma física e técnica ao fazer importantes defesas e evitar uma eliminação prematura. Nos pênaltis, pegou duas cobranças (Pinilla e Sánchez) e teve sorte ao ver Jara bater para fora e garantir o Brasil nas quartas de final.

A grande atuação rendeu ao arqueiro o prêmio de melhor em campo da Fifa. Ao receber a horaria, o Julio Cesar comemorou e falou sobre as dificuldades que viveu, após falhar na Copa do Mundo de 2010, quando o Brasil foi eliminado para a Holanda, nas quartas de final.

"É uma coisa que eu falo muito. Fui muito questionamento depois da última Copa. Mas agora me preparei psicologicamente e emocionalmente para esta competição. Tenho que destacar o Parreira e o Felipão, que me dão muita força. Isso me tranquiliza. Sei que as pessoas estão torcendo muito por mim, eles querem que eu ganhe esse título porque saí de uma Copa taxado como vilão e durante esse tempo tive que ter um equilíbrio muito grande. A partida de hoje ficou comprovado: não desista nunca dos seus sonhos. Sei que não conquistamos nada, mas a partida de hoje me dá uma força maior para lutar e brigar por esse titulo", afirmou o goleiro.

"O dia de hoje foi especial. Profissionalmente, estou realizado. Mas ainda falta a última página desse livro: ser campeão mundial. Dedico a todos os brasileiros", disse Julio Cesar.

O goleiro da Seleção Brasileira voltou a ser decisivo no Mineirão. Na Copa das Confederações do ano passado, na semifinal contra o Uruguai, ele defendeu um pênalti do atacante Forlán, aos 14 minutos do primeiro tempo, manteve o placar em 0 a 0, e deu tranquilidade para que o Brasil construísse a vitória, por 2 a 1, no Gigante da Pampulha.