Rio 2016
  • Oferecimento:

SEGURANÇA

PM aumenta efetivo e ruas do Rio terão mais 3.500 agentes para Olimpíada

Policiais atuarão nas proximidades dos locais das competições e em lugares estratégicos

postado em 01/08/2016 21:31 / atualizado em 02/08/2016 13:32

AFP / ANDRESSA ANHOLETE

A Polícia Militar resolveu elevar de 10.414 para 13.917 o número de PMs nas ruas do Rio de Janeiro durante a Olimpíada. Serão mais 3.503 agentes, que se somarão ao esquema com 3.029 viaturas, entre carros e motos. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) também receberão mais 634 policiais.

Para viabilizar o reforço no policiamento, o Comando da Polícia Militar suspendeu férias e licenças especiais dos policiais durante o período e aplicará o Regime Adicional de Serviço (RAS) compulsório. Também serão deslocados para as ruas PMs que trabalham nos serviços administrativos. Segundo a corporação, o reforço do patrulhamento começou em 5 de julho e termina no dia 30 de setembro, após a Paralimpíada.

Os policiais militares atuarão nas proximidades dos locais das competições e em outros lugares estratégicos. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) fará a segurança dentro do Maracanã e do Engenhão, na zona norte. De acordo com a polícia, também terão segurança reforçada os terminais de transporte público, como aeroportos, áreas de interesse turístico, vias expressas, o Boulevard Olímpico, o Parque Madureira e o Centro Esportivo Miécimo da Silva.

O Batalhão Policial de Grandes Eventos vai atuar no caso de manifestações populares. Já o Comando de Operações Especiais (que inclui o BOPE, o Batalhão de Choque, o Batalhão de Ações com Cães e o Grupamento Aeromarítimo) também vão operar diariamente na segurança dos Jogos.

"As responsabilidades dos Jogos Olímpicos são compartilhadas e foram definidas ao longo de 2015, produzindo o Plano Integrado de Segurança e Ordenamento Urbano que apresenta a matriz de atribuições dos órgãos envolvidos na Segurança e Defesa. Nossa responsabilidade é fazer o policiamento no perímetro externo imediato das instalações. O planejamento e a integração entre as agências vêm sendo aplicado nos eventos-teste", explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Edison Duarte, em entrevista nesta segunda-feira.

A segurança também vai ser feita com o auxílio de três balões aeróstatos, que sobem a até um quilômetro de altura. Segundo a polícia, os balões possuem um sistema de geração e transmissão de imagens em tempo real e em alta definição. Elas serão enviadas para o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), que reúne diversas forças de Segurança e Defesa.

"Com alcance de até 2 km, os Aeróstatos serão colocados na Quinta da Boa Vista, Jockey Club Brasileiro (que funcionarão durante as competições) e RioCentro (que vai funcionar 24 horas por dia)", explicou a corporação, em nota.
O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.