Rio 2016
  • Oferecimento:

MARATONA AQUÁTICA

Favorita à medalha, Ana Marcela fica sem nutrição durante prova e se cala sobre 10º lugar

Brasileira chegou ao Rio como uma das principais promessas na maratona aquática

postado em 15/08/2016 12:36 / atualizado em 15/08/2016 13:34

STRINGER/BRAZIL
Ana Marcela Cunha chegou aos Jogos Olímpicos do Rio como uma das grandes promessas de medalha do esporte brasileiro e saiu da praia de Copacabana, nesta segunda-feira, frustrada pelo 10.º lugar na prova de maratona aquática, disputada pela primeira vez no mar em uma Olimpíada, justo no seu cenário preferido. Frustrada, ela não quis falar com a imprensa. Sequer respondeu aos acenos do público que tentou fazê-la levantar a cabeça.

Para o técnico Márcio Latuf, que trabalha com ela na Unisanta, em Santos, desde o fim do ano passado, a falta de alimentação no meio da prova pode ter causado o resultado muito abaixo do esperado para quem há muito tempo não fazia uma prova tão ruim. Durante dois anos, foram 18 pódios internacionais seguidos.

"Eu não consegui falar com ela ainda, mas o que dá para entender é que na primeira volta ela se alimentou muito bem. Na segunda, como tava muito alta a balsa, a gente estava colocando a vara de alimentação meio enviesada. Ela veio num bolo de atletas, não sei de onde que foi, uma atleta mudou de direção ebateu a mão na vara. Ela perdeu essa alimentação", conta Latuf, responsável por alimentar Ana Marcela.

A nadadora entrou na água com um saquinho de alimentação, mas era na virada dos 5km, na metade da prova, que ela deveria ingerir os nutrientes fundamentais para completar os 10km entre as primeiras. "A segunda alimentação era meio estratégica, tem algumas coisas que a nutricionista coloca de preparação. Na minha opinião, foi isso daí", opina Latuf.

Acostumada a sempre nadar no bolo das primeiras colocadas, Ana Marcela dessa vez completou muito atrás. Foi a 11.ª a chegar, a 56 segundos da primeira colocada. Ela depois ganhou uma posição pela desclassificação da francesa Aurelie Muller, que subiu no dorso da rival italiana Rachele Bruni para bater em segundo e acabou punida.

Tags: rio2016 maisesportes natação

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.