Rio 2016
  • Oferecimento:

CANOAGEM

Dupla brasileira fica com a prata na canoagem, e Isaquias Queiroz alcança feito inédito

Isaquias se torna 1º brasileiro a conquistar três medalhas numa mesma edição dos Jogos

postado em 20/08/2016 09:37 / atualizado em 20/08/2016 13:11

AFP / Damien MEYER

Rio de Janeiro –
O baiano Isaquias Queiroz entrou para a história na manhã deste sábado ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Ao lado do baiano Erlon Souza, ele foi medalhista de prata da C2 1.000 da canoagem de velocidade.

O ouro foi para os alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey, com o tempo de 3min43s912, 0s907 à frente dos brasileiros. Os ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mishchuk completaram o pódio ao chegar 2s037 atrás dos alemães.

Ao conquistar a terceira medalha no Rio – as três primeiras da história da canoagem de velocidade –, Isaquias deixou para trás os nadadores Gustavo Borges (Atlanta’1996) e Cesar Cielo (Pequim’2008) e os atiradores Afrânio da Costa e Guilherme Paraense (Antuérpia’1920), que haviam conquistado dois pódios em uma mesma edição.

Em uma maratona de provas, precisando se readaptar a diferentes distâncias a cada dia, Isaquias conquistou a prata no C1 1.000, terça-feira, prova de resistência; e o bronze na C2 200, quinta-feira, a disputa mais rápida da canoagem.

Pelo jeito simples, entrevistas sinceras e presteza em atender às dezenas de pedidos de selfies, o baiano de Ubaitaba se tornou um dos fenômenos de público da Olimpíada. Na manhã deste sábado, o apoio não foi diferente e a arquibancada do Estádio da Lagoa estava completamente lotado. O público também se aglomerou às margens, do lado de fora, para ver a prova.

Baiano de Ubaitaba – cidade das canoas, em tupi –, Isaquias mora desde 2014 em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde a equipe brasileira se preparou para os Jogos do Rio. O baiano confirmou que continuará treinando na cidade depois da Olimpíada.


Tags: canoagem rio2016

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.