None

FURACÃO DA COPA

Time dos Sonhos: Jairzinho escolhe atletas da Seleção de 1970 como os melhores

Ex-atacante foi revelado pelo Botafogo, mas teve passagem marcante no Cruzeiro

postado em 26/11/2013 08:00 / atualizado em 26/11/2013 15:51

SERGIO MORAES

O ex-atacante Jairzinho é um dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro. Chamado de Furacão em 1970, quando ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o tricampeonato mundial, ele agregou um feito inigualável na história das Copas: Jairzinho é o único jogador que marcou gol em todas as partidas do principal torneio de futebol entre seleções do mundo.

Ao participar da seção Time dos Sonhos no Superesportes, o ex-jogador foi além. Para Jairzinho, os melhores jogadores de todos os tempos são os mesmos que formaram o escrete vitorioso no México. Ele justificou a lista, e ainda se escalou como o melhor de todos, acima até de Pelé. "Não posso mudar. E o melhor de todos é quem fez gol em todos os jogos da Copa. O nome dele é: Jair Ventura Filho. No mais, não tem como mexer no time de 1970. Trocar ninguém. Não posso escalar outros", destacou à reportagem.

Revelado pelo Botafogo, Jairzinho também passou pelo futebol mineiro. Em 1976, o ex-atacante foi vice-artilheiro do Cruzeiro na conquista da Copa Libertadores. Ele marcou 12 gols na competição e foi um dos destaques da equipe. Em 1981, com a camisa do time da Estrela Solitária, ele encerrou a carreira.

Veja os titulares da Seleção em 1970, escolhidos por Jairzinho como os melhores de todos os tempos:



Falecido em 2012, Félix carrega a honra de ser o camisa 1 da Copa de 1970. Ele tem passagens por cinco clubes brasileiros, e foi campeão nacional com o Fluminense, no mesmo do tri com a Seleção Brasileira.






Carlos Alberto Torres foi o capitão da Seleção Brasileira que ganhou a Copa de 1970 no México. No que diz respeito aos clubes, ele atuou por Fluminense, Botafogo, Flamengo, California Surf, Santos e New York Cosmos. Nos dois últimos, ele foi companheiro de Pelé.






Menos técnico que os demais companheiros, Brito era chamado de zagueiro que não brincava em serviço. Além de ter formado a zaga campeã de 70, ao lado de Piazza (que era volante improvisado), ele atuou nos seguintes times: Internacional, Vasco da Gama,  Flamengo, Cruzeiro,  Botafogo e Corinthians.  (1974).





Volante de origem, Piazza jogou como zagueiro em 1970. A técnica do ex-jogador fez com que ele cumprisse a função com louvor. Além do título com a Seleção, Piazza foi campeão brasileiro e da Libertadores pelo Cruzeiro.





Falecido em 1974 em um acidente de carro, Everaldo foi o primeiro jogador a vencer a Copa do Mundo atuando por um clube gaúcho, no caso o Grêmio. Além do Tricolor, o lateral esquerdo, que jogava de forma simples e objetiva, vestiu a camisa do Juventude.





Os dribles de Clodoaldo sobre os jogadores na final da Copa são exibidos frequentemente na televisão. Mas o volante fez muito mais pelo Brasil. Apesar de ter encerrado a carreira cedo, aos 29 anos, Clodoaldo tem o respeito dos torcedores do Santos e do Nacional-AM, dois clubes que atuou. Ele foi campeão nacional em 1968.





Gérson era chamado de "Canhotinha de Ouro", foi campeão do mundo em 1970. Era capaz de fazer lançamentos de mais de quarenta metros de distância, colocando com precisão a bola onde quisesse. Jogou em diversos clubes brasileiros de futebol, tendo passagem destacada no Flamengo, no Botafogo, no São Paulo e no Fluminense.





Tostão foi o primeiro jogador de Minas Gerais a ser convocado para uma Copa do Mundo, em 1966, e também foi titular absoluto do time tricampeão mundial de 1970, formando trio ofensivo com Pelé e Jairzinho. Pelo time celeste, ele foi campeão nacional em 1966.





Jogador de três Copas do Mundo, Rivellino brilhou pela Seleção Brasileira. Conhecido pelo chute mortal e o drible batizado de "elástico", o meia é um dos melhores jogadores da história. Ele defendeu as cores de Corinthians, Fluminense, Portuguesa e São Paulo, além de ter passado pelo exterior (EUA e Arábia Saudita).





Considerado o maior jogador da história do futebol e eleito Atleta do Século, em 1981 pela revista L'Equipe. Pelé foi tricampeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira (1958, 1962 e 1970) e é o maior artilheiro do time canarinho. Pelo Santos, conquistou seis Brasileiros, duas Libertadores, além de dois Mundiais de Clubes. Em sua carreira, marcou 1281 gols em 1363 partidas.




Chamado de Furacão da Copa de 1970, Jairzinho foi o primeiro personagem da seção Time dos Sonhos a citar o próprio nome entre os melhores de todos os tempos. Ele fez gol em todos os jogos do Mundial, e foi um jogador de destaque no Botafogo. Pelo Cruzeiro, ele foi vice-artilheiro do time na Copa Libertadores.






Único participante de quatro títulos mundiais na história, Zagallo foi treinador brasileiro na Copa de 1970. Em 1958 e 1962, ele foi campeão dentro das quatro linhas. Já em 1994, ele foi coordenador-técnico da Seleção Brasileira.

Tags: pele brasil selecao cruzeiroec jairzinho furacao 1970