Superesportes

ESPORTE NA TV

Comentaristas condenam uso de termo racista contra Lucas Braga, do Santos

Radialista da rádio Gre-nal, de Porto Alegre, chamou o jogador do Peixe de 'crioulinho' durante a transmissão do jogo contra o Grêmio

Redação
Renata Fan condenou a atitude de Haroldo de Souza - Foto: Reprodução/ Youtube
A apresentadora do programa ‘Jogo Aberto’, da TV Band, Renata Fan e o comentarista Denílson criticaram a atitude do jornalista Haroldo de Souza, da Rádio Gre-nal, de Porto Alegre, na transmissão da partida entre Grêmio e Santos, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o intuito de identificar Lucas Braga, atacante do Santos, o profissional utilizou termos considerados racistas.


 
 
Durante a narração do duelo, Haroldo perguntou ao comentarista da partida o nome do “crioulinho” que atuava pela ponta esquerda do time do Santos. Ao obter a resposta de que era Lucas Braga, ele insistiu em utilizar termos racistas para se referir ao atleta: “É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa”.  

Para Denílson, a fala do narrador foi totalmente descabida e preconceituosa. O ex-jogador de futebol se mostrou solidário ao atacante santista e apoiou as manifestações em favor de Lucas. 

"Faço jus a todas as manifestações feitas de ontem para hoje. Por mais experiência que tenha, são mais de 40 anos na comunicação, tem a sua credibilidade, mas ele foi muito infeliz no que ele falou. Independentemente do tempo de trabalho, de você ser jovem ou velho, você precisa se atualizar e saber o que está acontecendo no mundo, e o racismo não vem de hoje. A fala racista não vem de hoje. O narrador, com a credibilidade e história que tem, deveria saber o que está acontecendo no mundo para tentar evitar esse tipo de comentário", falou Denílson. 
 
Já Renata afirmou que “não pode ser natural usar esse tipo de expressão”. De acordo com a apresentadora da Band, um pedido de desculpas por parte do radialista é necessário, mas a reflexão é mais importante. 



"Mais do que pedir desculpas, que é o mínimo que pode ser feito, é refletir. Isso não pode ser natural. Não pode ser natural usar esse tipo de expressão. Isso não é normal. Nós estamos evoluindo tanto na questão de dizimar o preconceito, de trabalhar contra isso. Tomara que as pessoas criem consciência e mais amor ao próximo", completou Renata. 
 

Nota de repúdio


Após tomar conhecimento do ocorrido, o Santos publicou uma nota de repúdio às palavras do radialista. O clube destacou que o termo usado para se referir ao atacante é pejorativo. "O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas "utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Gre-Nal. Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização", escreveu.

"O clube, através de seu departamento jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio. É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade. Basta de tolerância com racismo! Basta!", concluiu.



Da mesma forma, a empresa que cuida da carreira de Lucas Braga se manifestou através de nota no Instagram. O atacante Marinho, colega de Lucas Braga, também demonstrou raiva através das redes sociais. "Racista de m****. Lamentável ter que ouvir isso desse mal informado, mal preparado que vive na sociedade para agredir verbalmente alguém. Seu preconceituoso", escreveu o atleta santista. O próprio Marinho foi alvo de comentário racista de uma rádio de Santos em 2020, e de termo racista pronunciado por Ábila, atacante do Boca Juniors.