Superesportes

AMÉRICA

Adilson Batista comemora 'feito' do América no Brasileirão de pontos corridos

Alviverde terminará primeira metade do Campeonato Brasileiro fora do Z4

Redação
Próximo compromisso do América será diante do Fluminense, neste domingo, às 19h, no Independência - Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press
O América tem um motivo para celebrar ao fim da primeira metade do Campeonato Brasileiro de 2018. De forma inédita na “era dos pontos corridos” da Série A (desde 2003), o Coelho terminará o “turno” fora da zona de rebaixamento do torneio. O Alviverde é o 11º, com 21 pontos, e não pode ser ultrapassado ao fim da 19ª rodada. O técnico Adilson Batista comemorou o fato e enfatizou que “tem consciência” da situação e das pretensões do time.

Em 2011 e 2016, edições anteriores de Série A disputadas pelo América no formato de pontos corridos, o clube terminou o turno como lanterna (20º colocado), com 13 pontos. Nessas duas temporadas, o Coelho foi rebaixado para a Série B.

O próximo compromisso do América será diante do Fluminense, neste domingo, às 19h, no Independência, pela 19ª rodada do Brasileirão. A meta é chegar aos 24 pontos no encerramento do turno.

“Nós temos um objetivo bem claro e definido (manutenção na Série A). Temos a consciência do que precisamos fazer e estamos trabalhando em cima disso. Sabemos do grau de dificuldade da próxima partida, mas também da importância de fazer um grande jogo e vencer para ter a pontuação que acreditamos ser a necessária.
Então, é trabalhar corretamente durante a semana para fazer uma grande atuação na partida”, disse Adilson Batista. 

Mudanças no time

Na derrota por 1 a 0 para o Bahia, no último sábado, Adilson optou pela escalação com três zagueiros (Paulão, Messias e Matheus Ferraz). Para o jogo contra o Fluminense, em Belo Horizonte, a zaga deve voltar a ser formada por apenas dois defensores.

“O jogo contra o Bahia foi uma ocasião em que nós formatamos a equipe até em função de ausências. Não tínhamos o Aderlan, então tínhamos a opção da improvisação do Juninho ou a utilização do Mateus Sabino, como também a opção de utilizar o Paulão em uma linha de três. Portanto, trabalhamos dessa forma. Acredito que, em grande parte do jogo, nós cumprimos bem o que planejamos em relação à postura defensiva. Porém, tivemos dificuldades no processo de criação, principalmente por conta do alto número de erros de passe. Pecamos nisso, mas temos agora um tempo hábil para pensar e trabalhar visando à formação para o jogo contra o Fluminense”, analisou Adilson Batista.

Para esse jogo, o lateral-esquerdo/meia Giovanni, que é titular, e o atacante Robinho não ficarão à disposição de Adilson Batista por pertencerem justamente ao Fluminense. Um acordo impede que o América os escale contra os cariocas.

Por outro lado, o lateral-direito Aderlan volta à equipe após cumprir suspensão. Para o ataque, Adilson contará pela primeira vez com o atacante Luan, recuperado de lesão muscular. 

Se vencer o Fluminense, o América subirá ao menos uma posição na tabela. Enquanto o Coelho é o 11º, com 21 pontos, o Tricolor é o nono, com 22, um a mais.

Desde que Adilson Batista foi contratado, o time venceu Internacional (2 a 1) e Santos (1 a 0), empatou com o Palmeiras (0 a 0) e foi superado pelo Bahia (1 a 0). 
.