Segundo o volante Juninho, a situação do time americano no campeonato melhorou. O alviverde não perde há quatro jogos e pode emendar a terceira vitória consecutiva na competição. “Acho que mais duas vitórias a gente dá uma respirada legal, mas é o de menos. O mais importante de tudo é o desempenho que a gente vem tendo, os resultados bons. É uma situação que nós nos colocamos, e agora é lutar até o fim para sair”. 
Para o meio-campista, o resultado da partida contra o Vitória irá determinar o momento de cada uma das equipes na competição. “É um jogo que vai ser uma ‘guerra’, podemos dizer assim. Sabemos da dificuldade que é jogar no Barradão, da confiança que eles estão. 
Na briga para sair da zona de rebaixamento, o time alviverde precisa vencer para ultrapassar o rubro-negro baiano, concorrente direto na tabela de classificação. Porém, a equipe mineira nunca bateu o Vitória no Barradão, inaugurado em 11 de novembro de 1986. Foram sete confrontos, com seis vitórias e um empate a favor do Leão. 
Um empate também serviria para o América, mas dependeria de uma combinação de resultados. O time americano teria que torcer por uma derrota do Oeste, 15º colocado e fora do Z4, e que Criciúma (18º) e São Bento (19º) não vençam na rodada. O Vitória é o 16º, com 17 pontos, mesmo número do Coelho, que é o 17º. A equipe baiana está à frente do alviverde pelo número de vitórias: 5 a 4. 
O meia-atacante Felipe Azevedo, que foi preservado da partida contra o Cuiabá e não treinou nesta semana, segue em tratamento intensivo e é duvida para o jogo contra o Leão. Para a partida desta quarta, o técnico Felipe Conceição deve escalar: Jori; Leandro Silva, Paulão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Willian Maranhão, Juninho e Matheusinho; Neto Berola e Júnior Viçosa. 
Na atividade desta terça, que foi fechada para a imprensa, os jogadores de linha fizeram exercícios em campo enquanto os goleiros trabalharam com o preparador. Conceição comandou um trabalho de posicionamento dos atletas e, em seguida, um treino de bola parada e jogadas ensaiadas.
.