Superesportes

ATLÉTICO

Na cara do gol: artilheiro do Galo é quem tem a maior eficiência na temporada 2017

Fred marcou seis gols em cinco partidas pelo Atlético neste início de ano

Túlio Kaizer
Fred precisou de 1,5 chute para balançar as redes adversárias neste começo de temporada - Foto: Bruno Cantini/ Atlético
Em cinco jogos na temporada 2017, Fred marcou seis gols. O atacante sustenta média de mais de um gol marcado por partida. Dentro de campo, a eficácia também chama a atenção. Ele precisou de apenas nove finalizações para alcançar a marca.
Resumindo os números de Fred, ele precisa de 1,5 chute para balançar as redes adversárias nesta temporada. O jogador tem 18 gols em 33 partidas com a camisa alvinegra, média de 0,54 por partida.

"Eu tenho que trabalhar para isso. Nem sempre eu vou ter três, quatro chances de marcar numa partida, como foi contra o América. Tem jogos que são “encardidos” e mal-mal sobra uma bolinha pra gente tentar empurrar para dentro do gol. Então, é muito importante que eu esteja preparado e focado no jogo quando a oportunidade aparecer. Muitas vezes é um lance rápido, tenho menos de um segundo para a tomada de decisão. A gente sabe que a batida de primeira surpreende os goleiros, mas isso varia bastante também. Não tem uma regra, é mais o ‘instinto’ mesmo de sentir qual a melhor opção no momento", disse o atacante, em entrevista exclusiva.

Depois do jogo contra o América, quando marcou três gols, Fred teve seu desempenho exaltado pelo treinador Roger Machado. “Mais do que a questão dos três gols na partida, é a questão da eficiência. Quantas oportunidades o centroavante precisa para concretizar o ataque em gol. Se não me engano, o Fred teve quatro finalizações e fez três gols, mais uma assistência. E não só isso, ele competiu muito no jogo”, ressaltou o técnico gaúcho.

O Superesportes comparou o desempenho de Fred com atacantes titulares das grandes equipes dos quatro principais centros do futebol brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O resultado mostra que Fred é o artilheiro que precisa de menos chutes para balançar as redes. No ano, ele fez o mesmo número de gols que Paolo Guerrero e Henrique Dourado. No entanto, o atacante do Flamengo finalizou 19 vezes, enquanto o jogador do Fluminense concluiu 17 vezes para marcar seus seis gols.

Confira o levantamento, que considera os números dos jogadores que mais atuaram pelas equipes na posição.