Superesportes

ATLÉTICO

Larghi dedica vitória do Atlético a Oswaldo e evita falar sobre chance de ser efetivado

Vitória sobre América dá tranquilidade para interino seguir no comando

Redação
Técnico comemorou primeira vitória à frente do Atlético, ainda na condição de interino - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PressA estreia de Thiago Larghi como técnico interino do Atlético foi com derrota de virada para a Caldense, por 2 a 1, em pleno Independência, e tendo apenas um dia de trabalho para armar a equipe na Cidade do Galo após a demissão de Oswaldo de Oliveira.
Passada uma semana, ele respira aliviado com sua primeira vitória e logo no clássico com o América. O triunfo por 3 a 0, com gols de Róger Guedes, Norberto (contra) e Ricardo Oliveira, ameniza a crise no clube e dá tranquilidade para a decisão de quarta-feira, em João Pessoa, contra o Botafogo-PB, que vale classificação à terceira fase da Copa do Brasil.

A pergunta inevitável na entrevista coletiva foi sobre a perspectiva de Larghi seguir no cargo, mas na condição de efetivo, já que a diretoria não encontrou no mercado um nome para suceder Oswaldo. “Não. Sinceramente, não (penso nisso). Meu foco aqui, agradeço à diretoria pelo convite novamente de continuar como auxiliar do clube. Faço aqui menção ao Oswaldo, que foi a primeira pessoa que eu liguei. Dedico essa vitória também ao Oswaldo, porque deu total apoio para eu ficar aqui.
A confiança da diretoria, o apoio que o Oswaldo deu. Mas eu me vejo ainda como auxiliar do clube. Espero ocupar este espaço bem, porque é um grande clube. É uma honra para mim vestir este escudo aqui”.

Ao ser indagado se aceitaria um eventual convite da diretoria, o jovem profissional, de 37 anos, esquivou-se novamente e assegurou não fazer planos. “A minha resposta, no momento, é que amanhã a gente tem treino, se apresenta ao meio-dia para o almoço, para montar o treino para pegar o Botafogo-PB. O foco ainda está exclusivamente no momento. Cada jogo é um jogo, cada situação… Amanhã a gente chega ao clube, se reapresenta. E aí vamos seguir o trabalho do dia a dia, eu dentro da minha função de auxiliar. E, se for o caso de continuar à frente do time, eu vou continuar a partir de amanhã. Mas, por enquanto, o pensamento é o momento, é seguir nesta função que eu preciso exercer, porque é o que o clube está precisando agora. Espero poder atender”.

Interação com comissão técnica

Larghi revelou que a primeira semana de trabalho na função de técnico superou suas expectativas, dada a interação com o restante da comissão. “Foi um período interessante. Todos os treinos a gente procurou discutir com a comissão técnica.
Acho que houve uma interação muito boa com o Luis Otávio Kalil, que é o nosso preparador físico, com o Kaio (Fonseca, analista de desempenho), que está como auxiliar agora, o Felipe, que é o analista, o Bernardo (Motta), que é o observador técnico. A gente procurou montar cada treino, discutir o adversário, o que ele apresenta aqui, montar situações de ataque, de defesa. Isso foi interessante, montar, tomar a decisão do que vamos treinar. Isso foi novo, porque essa decisão sempre cabe ao treinador. Mas foi uma decisão boa de tomar”.

Thiago Larghi evitou falar sobre possibilidade de ser efetivado como técnico do Atlético - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Entre um jogo e outro, o interino espera ter condições de fazer o Atlético evoluir, até que a diretoria encontre a solução para o comando técnico. “O apoio da diretoria está sendo fundamental. Em um momento de dificuldade, a gente sabe que o Atlético tem time para ter muito mais pontos na tabela, para disputar título, em nível nacional, inclusive, e internacional. Mas o momento exige que todos se agrupem para identificar o problema, o que a gente pode melhorar. O apoio deles é fundamental para a gente acertar detalhes no dia a dia, colocando o Atlético onde deve estar, com vitórias e bons desempenhos. Este é o caminho”.

O próximo desafio do Atlético de Thiago Larghi é o jogo único contra o Botafogo-PB, na quarta, às 21h45, no Almeidão, em João Pessoa, pela segunda fase da Copa do Brasil.
O Galo precisa da vitória para avançar. O empate no tempo regulamentar leva a decisão para os pênaltis.





Elogios

O zagueiro Gabriel exaltou a primeira semana de trabalho sob o comando de Larghi. “Está todo mundo de parabéns. Graças a Deus foi um jogo muito bom. A equipe do América é muito qualificada, disputou bastante. Mas também é dar parabéns ao Thiago (Larghi), pelo trabalho maravilhoso que ele vem fazendo nesses dias. Ele implantou a filosofia dele de trabalho, montou uma estratégia muito boa para esse jogo. Está todo mundo de parabéns. É descansar, porque tem um jogo muito difícil na quarta”.
.