Superesportes

ATLÉTICO

Preocupação para Levir: técnico busca ajuste na cobertura dos laterais do Atlético

Jogadas de gols do Danubio surgiram em falhas de marcação do Galo no setor

Túlio Kaizer
Levir Culpi em ação durante treinamento do Atlético antes da partida contra o Danubio, no Uruguai - Foto: Bruno Cantini/Atlético

O técnico Levir Culpi já tem primeiro ajuste para fazer visando à sequência da temporada 2019. Na estreia do Atlético na Copa Libertadores, nessa terça-feira, contra o Danubio, o time alvinegro sofreu dois gols em jogadas pelas laterais. Com o empate por 2 a 2 no Uruguai, o Galo pode até mesmo empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 que avança na competição continental.

As falhas ocorreram nos dois lados. No primeiro gol, marcado no último lance da etapa inicial, o Danubio trocou passes até a bola chegar em Olivera. Ele driblou Fábio Santos e cruzou rasteiro. Grossmüller dominou e rolou para Federico Rodríguez, livre, bater sem chances para Victor.

Já o segundo lance foi pelo lado direito da defesa alvinegra. O time uruguaio cobrou falta rapidamente e a bola chegou a Leandro Sosa. Ele cruzou na segunda trave para Sergio Felipe, que antecipou Fábio Santos e cabeceou para empatar novamente o jogo.

Ajustar a marcação por esses setores é um dos desafios de Levir Culpi pensando na sequência da temporada 2019.
O treinador acredita que essa é uma dificuldade que todos os clubes têm. “Todos os times querem fechar esse espaço na lateral. Você tem que ter um lateral com uma boa condição”, disse o comandante atleticano, elogiando o lateral-esquerdo.


“Vamos pegar o Fábio como exemplo. É bom na bola aérea, bom na bola pelo chão e bom no ataque. Às vezes você tem um lateral mais baixo ele sofre na bola aérea, na bola parada contra, mas são coisas que a gente vai decidindo durante o campeonato”, completou.

Apesar de estar envolvido nos dois gols dos uruguaios, Fábio Santos teve bons números na marcação no jogo contra o Danubio. Ao lado de Adilson, ele foi o líder de desarmes do Atlético na partida, com quatro roubadas de bola. 

O lateral-esquerdo é o destaque do Atlético na estatística na temporada 2019. Foram 14 desarmes em quatro partidas, média de 3,5. A distância é grande para quem vem atrás. Luan e Igor Rabello, que são os que mais roubaram bola depois de Fábio Santos, somam oito.

.