Superesportes

ATLÉTICO

Patrocinadora do Atlético se posiciona após dono ser preso por fraude

Polícia Federal investiga esquema de fraudes no interior de São Paulo

Redação Gazeta Press
Universidade Brasil tem logo estampada na omoplata da camisa do Atlético - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Patrocinadora do Atlético, a Universidade Brasil se pronunciou após a prisão preventiva do dono e reitor da instituição, José Fernando Pinto da Costa, de 63 anos. A Polícia Federal o investiga na Operação Vagatomia, por envolvimento em esquema de fraude na concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A Universidade Brasil anunciou a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas e afirmou que contribuirá com as investigações. “A instituição de ensino esclarece também que está integralmente à disposição da Polícia Federal, assim como às demais autoridades em todas as esferas, para colaborar com quaisquer investigações e também para prestar todos os esclarecimentos que se façam necessários”, lê-se na nota (veja na íntegra no fim do texto).

A acusação aponta para um esquema de irregularidades no curso de Medicina oferecido pela instituição no interior de São Paulo. A PF cumpriu 19 dos 22 mandados de prisão nessa terça-feira.

Foram oito meses de investigação. A operação apura um esquema de fraude na concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e na comercialização de vagas e transferências de alunos do Paraguai e Bolívia para o curso de Medicina da Universidade Brasil, no campus de Fernandópolis, no interior paulista.

Segundo as investigações, algumas vagas estariam sendo negociadas por até R$ 12 mil por aluno, vagas essas para ingresso, transferência e de financiamentos pelo Fies. Diante disso, os investigadores calculam cerca de R$ 500 milhões em bolsas concedidas de forma irregular nos últimos cinco anos.

José Fernando Pinto da Costa é apontado como um dos chefes do esquema.

O patrocínio da Universidade Brasil aparece na omoplata da camisa do Atlético. A instituição também é parceira de Corinthians e Flamengo.

Leia, na íntegra, a nota da Universidade Brasil


A Universidade Brasil vem a público para informar a alunos, docentes e funcionários, bem como a toda a comunidade universitária nacional e à população em geral, que suas atividades acadêmicas e administrativas seguirão as rotinas ordinariamente, a despeito dos recentes fatos ocorridos. Solicitações gerais, atendimento aos alunos, bem como o funcionamento de cursos, com aulas regularmente ministradas, continuarão a ocorrer dentro da normalidade em todos os campi.

A instituição de ensino esclarece também que está integralmente à disposição da Polícia Federal, assim como às demais autoridades em todas as esferas, para colaborar com quaisquer investigações e também para prestar todos os esclarecimentos que se façam necessários.
.