Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético visita o Fluminense e tenta ampliar sequência invicta no Brasileiro

Galo busca quebrar longo jejum como visitante na competição nacional

Túlio Kaizer
Atlético ainda sonha com vaga na Libertadores, mas chances são bem reduzidas - Foto: Bruno Cantini/Atlético
 
Atlético entra em campo na noite deste sábado para tentar aumentar a sua sequência invicta no Campeonato Brasileiro. O alvinegro vem de uma vitória e dois empates nas últimas partidas e encara o Fluminense, a partir das 19h, no Maracanã. O duelo é válido pela 33ª rodada da Série A.
 
Os últimos resultados deixaram o alvinegro mais tranquilo no Campeonato Brasileiro. A equipe tem apenas 1,3% de chance de rebaixamento. No Atlético, o discurso é ainda mais otimista. O técnico Vagner Mancini fala até mesmo em Libertadores - as chances do Galo são de 0,31%.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
 
“Eu acho que ainda é possível, sim (conquistar vaga na Libertadores). Tudo é estudo momentâneo. Hoje, temos que ganhar mais uma partida para respirar (na briga contra o Z4).
A partir do momento em que ganharmos mais uma partida, de nove pontos a gente terá feito sete. E aí você passa a pontuar de uma forma diferente no campeonato, você passa a buscar, por que não, até o sexto lugar. Eu acho que é possível. Difícil? Difícil. Mas é possível, sim”, disse o treinador, após o empate no clássico com o Cruzeiro, no último domingo, no Mineirão.

O alvinegro tenta quebrar um longo jejum como visitante no Brasileiro. O Galo venceu apenas três vezes fora de casa na competição: Vasco, Ceará e Chapecoense. Todos os triunfos tiveram enredos parecidos: o gol saiu no fim. 

A última vitória, contra a Chape, aconteceu no dia 14 de julho. Já são mais de quatro meses sem vencer como visitante. Contra o Fluminense, que briga contra o rebaixamento, o Atlético tenta findar esse jejum. E o técnico Vagner Mancini traçou uma estratégia para tentar frustrar o tricolor dentro do Maracanã. 
 
“Quando você joga contra um time que está nessa situação na tabela, certamente você vai jogar diante de um time que vai tentar pressionar, sufocar, e vai tentar buscar, de qualquer maneira, o resultado. O seu time tem que ser emocionalmente preparado para o que vai acontecer, pressão em cima do árbitro, do bandeirinha. É importante você estar atento. Você tem que saber explorar um certo desespero, se acontecer.
Uma saída rápida pode gerar um desequilíbrio emocional no adversário. Um gol pode aumentar ainda mais a pressão e isso pode nos beneficiar", disse.

"O jogo requer um estudo, uma estratégia, mas também uma parte emocional equilibrada. Não adianta nada eu, minha comissão técnica, o analista de desempenho, analisarem o Fluminense, se o atleta não fizer a leitura a partir do momento que a gente faz. O atleta tem que entender o que está sendo pedido para que dentro de campo ele possa se sair bem”, completou Mancini.
 
Para o jogo contra o Fluminense, Mancini não conta com Guga, Ramón Martínez e Otero, todos convocados para seleções. No lugar do venezuelano entra o jovem Marquinhos. Na vaga do paraguaio, a tendência é de que Jair volte ao time
 
Jair está recuperado de lesão muscular na coxa direita. No entanto, ele ainda não está 100% em relação à parte física. Por isso, ele pode começar até mesmo no banco de reservas. Caso essa seja a decisão de Vagner Mancini, Bruninho e Vinícius são as opções. 

Fluminense

O técnico Marcão não poderá contar com Muriel neste sábado. O goleiro fraturou a mão esquerda na derrota para o Internacional no último domingo. Agenor, que vinha sendo o reserva de Muriel, seguirá no banco.
Marcos Felipe foi o escolhido pelo treinador.



O meia Paulo Henrique Ganso, que não jogou contra o Internacional, volta ao time titular do tricolor. 

FLUMINENSE X ATLÉTICO

Fluminense
Marcos Felipe; Gilberto, Nino, Digão e Orinho; Yuri, Allan, Daniel e Ganso; Yony González e Marcos Paulo
Técnico: Marcão

Atlético
Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Zé Welison e Jair (Bruninho ou Vinícius); Luan, Cazares e Marquinhos; Franco Di Santo
Técnico: Vagner Mancini

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Data e horário: sábado, 16 de novembro, às 19h

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
.