Superesportes

COPA SUL-AMERICANA

Em primeiro grande teste de Dudamel, Atlético estreia na Sul-Americana contra o Unión

Competição é tratada pelo clube alvinegro como prioridade nesta temporada

João Vitor Marques
Dudamel terá primeiro grande teste no Atlético - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Enfim, chegou o dia da estreia do Atlético na Copa Sul-Americana. A partir das 21h30 desta quinta-feira, o time alvinegro enfrentará o Unión-ARG, pela partida de ida da primeira fase. O jogo, considerado o primeiro grande teste da equipe sob o comando do técnico Rafael Dudamel, será no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina.



Unión-ARG x Atlético será transmitido com exclusividade pelo DAZN, plataforma de streaming esportivo (clique aqui para acessar!). Novos assinantes terão um mês de acesso grátis à plataforma e poderão assistir ao jogo sem pagar. A partir do segundo mês, o custo mensal é de R$ 19,90. O cancelamento pode ser feito a qualquer momento e de graça.


Com Dudamel, o Atlético jogou quatro partidas do Campeonato Mineiro. Foram duas vitórias (1 a 0 sobre o Uberlândia e 5 a 0 diante do Tupynambás) e dois empates (0 a 0 com o Coimbra e 1 a 1 contra o Tombense). Nesse período, o venezuelano fez testes e modificou a equipe em busca da formação ideal.

Tudo isso teve como objetivo preparar a equipe para a Sul-Americana. Ao contrário de 2018 e parte de 2019, a competição continental é tratada como prioridade em 2020. “Esta competição internacional é muito importante para os jogadores, para o clube e para todos nós. A equipe chega bem. O planejamento do início da temporada, do ano, tem sido focada nesta competição, nesta grande estreia”, disse o técnico.



Quem joga?


A exemplo do que tem feito antes dos jogos do Estadual, Rafael Dudamel não permitiu a presença da imprensa nos treinos preparatóriospara o duelo na Argentina. Apesar do mistério, a tendência é que não haja grandes surpresas no time titular. A formação deve ser muito parecida com a que empatou sem gols com o Coimbra, em 29 de janeiro.

Há mistério apenas a respeito de uma posição. Marquinhos se destacou no empate da equipe reserva do Atlético com o Tombense, nesse domingo, e briga por vaga no ataque. Se for escolhido, o garoto de 20 anos deve substituir Edinho. O restante do time deve ser manter sem alterações.


De volta...


Cidade onde será realizado o jogo, Santa Fé não traz boas recordações ao Atlético. Foi lá o local da derrota alvinegra por 2 a 1 para o Colón-ARG - principal rival do Unión-ARG -, na partida de ida da semifinal da Sul-Americana de 2019. No Mineirão, a equipe então comandada por Rodrigo Santana até venceu pelo mesmo placar, mas foi eliminada nos pênaltis.



O rival


Há grande expectativa pela partida desta quinta-feira entre os torcedores do Unión-ARG, que devem lotar o Estádio 15 de Abril, com capacidade para 26 mil pessoas (veja fotos na galeria acima). A equipe disputa a Copa Sul-Americana pelo segundo ano seguido. Em 2019, foi eliminada ainda na primeira fase, nos pênaltis, pelo Independiente Del Valle-EQU, que viria a ser campeão.

Para tentar avançar nesta temporada, o Unión-ARG trata as partidas contra o Atlético como decisões. “Estamos recuperando os jogadores, vamos ver como estarão todos amanhã. Temos que fazer uma apresentação linda. Estamos muito, muito bem. Orgulhosos. Também é um orgulho poder enfrentar uma equipe grande”, disse o técnico do Unión-ARG, Leonardo Madelón.

Em 2020, o Unión-ARG disputou duas partidas. Na primeira, venceu por 1 a 0 o Argentinos Juniors, que briga na parte de cima da classificação do Campeonato Argentino. Na segunda, perdeu por 3 a 1 para o Estudiantes. A equipe ‘tatengue’, como é conhecido o rival do Atlético, está apenas na 17ª colocação da competição nacional.



O elenco do Unión-ARG é formado por muitos jovens. Entre os mais experientes do time estão o zagueiro Jonathan Bottinelli e o atacante Walter Bou. O defensor, que chegou a atuar pela Seleção Argentina, jogou em clubes como San Lorenzo, River Plate e Sampdoria. Já o centroavante, irmão menos famoso de Gustavo Bou, é ligado ao Boca Juniors e teve passagem sem sucesso pelo Vitória.

UNIÓN-ARG X ATLÉTICO


Unión-ARG
Sebastián Moyano; Brian Blasi, Franco Calderón, Jonathan Bottinelli e Claudio Corvalán; Cabrera, Javier Méndez, Jalil Elías e Carbajal; Franco Troyansky e Walter Bou
Técnico: Leonardo Madelón

Atlético
Michael; Mailton, Réver, Gabriel e Fábio Santos; Zé Welison, Jair e Allan; Edinho (Marquinhos), Hyoran e Franco Di Santo
Técnico: Rafael Dudamel

Motivo: partida de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana
Local: Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina
Data e horário: quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020, às 21h30

Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Auxiliares: Carlos López (VEN) e Jorge Urrego (VEN)