Superesportes

ATLÉTICO

Caso Cazares: CAS rejeita recurso do Banfield, que cobrava 15 milhões de dólares do Atlético

Clube argentino queria indenização pela transferência do meia ao Galo em 2016

Redação
Cazares não tem futuro definido no Atlético - Foto: EM/D.A Press

O Atlético obteve mais uma vitória nos bastidores judiciais. Na tarde desta terça-feira, o vice-presidente do clube, Lásaro Cândido da Cunha, divulgou a decisão favorável da Corte Arbitral do Esporte (CAS) ao Galo no caso envolvendo o meia equatoriano Juan Cazares e o Banfield, da Argentina. O ex-clube do camisa 10 do alvinegro cobrava 15 milhões de dólares (cerca de R$ 80,7 milhões na cotação atual) de indenização.


“Decisão final e definitiva do CAS referente ação do Banfield contra o ATLÉTICO. Caso Cazares. Pedido de 15 milhões de dólares. Assunto encerrado. Grande vitória do GALO. Parabéns equipe jurídica!”, publicou o vice-presidente nas redes sociais.


Em novembro de 2018, o Atlético já havia vencido o caso na Fifa. O Banfield levou o caso até a instância superior, mas o Galo venceu mais uma vez.

O início do imbróglio por conta da negociação do meia equatoriano aconteceu no final de 2015. Interessado na contratação de Cazares, o Atlético entrou em contato com a diretoria do Banfield, clube pelo qual o jogador atuava por empréstimo do Independiente Del Valle-EQU.

Os argentinos alegam que, contratualmente, tinham a possibilidade de comprar os direitos econômicos de Cazares e assim o teriam feito. O Atlético, por sua vez, afirma o contrário com base no não recebimento do valor pelo Independiente Del Valle. Por isso, a diretoria alvinegra - comandada à época pelo ex-presidente Daniel Nepomuceno - negociou a contratação diretamente com os equatorianos.


“Ele (Cazares) tinha um vínculo com o Del Valle definitivo e estava emprestado ao Banfield. Aí o Banfield poderia adquirir os direitos se tivesse efetuado pagamento até determinado prazo. Não fez. Aí fomos até o Banfield querendo adquirir o Cazares. Vimos que eles não tinham como vender os direitos. Então, fomos a quem efetivamente tinha direitos para a venda, que era o Del Valle. Aí estabeleceu a discussão. O Atlético adquiriu o jogador de quem realmente tinha o direito de vendê-lo”, explicou Lásaro Cândido da Cunha, em entrevista ao Superesportes em novembro de 2018.

Em âmbito jurídico, a disputa entre Atlético e Banfield seguia desde 2016, ano em que Cazares iniciou a trajetória em Minas Gerais. Num primeiro momento, os argentinos conseguiram, inclusive, impor empecilhos ao registro do jogador no clube alvinegro. Depois, a discussão passou aos termos de uma eventual indenização.

Estrangeiro que mais defendeu a camisa do Atlético na história, Cazares vive situação complicada no clube atualmente. Ele ficou afastado por mais um mês depois de testar positivo para COVID-19 (ele retornou aos treinos nesta terça-feira). Além disso, o futuro dele no clube não está definido.


Cazares tem vínculo com o Galo até o fim da temporada. O meia já pode assinar um pré-contrato por outra equipe. A diretoria alvinegra quer a renovação, mas esse não é o desejo do estafe do atleta.