Superesportes

ATLÉTICO

Atlético aciona CBF e reclama de pênaltis não marcados e árbitros do RJ

Clube entende ter sido prejudicado pelas decisões da arbitragem nos jogos contra Santos e Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro

Redação
Atlético questiona decisões da arbitragem nos últimos jogos do Brasileiro - Foto: Pedro Souza/Atlético
Pela segunda vez em quatro dias, o Atlético acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para reclamar da arbitragem em jogos do Campeonato Brasileiro. A reclamação mais recente foi formalizada nesta segunda-feira, após a derrota desse domingo por 2 a 1 para o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly, pela 27ª rodada.


O Atlético ficou na bronca pela não marcação de um pênalti aos cinco minutos do primeiro tempo em Goiânia. No lance, o meia Nacho Fernández cruza e a bola bate na mão do volante Gabriel Baralhas, dentro da área do Atlético-GO. O VAR recomendou a revisão do lance, mas o árbitro de campo, Raphael Claus (Fifa/SP), considerou o lance normal após checar o monitor.

Em nota divulgada na tarde desta segunda, o Atlético listou quatro termos da reclamação formalizada na Ouvidoria da CBF. O primeiro deles é justamente sobre a jogada do pênalti não marcado nesse domingo, em Goiânia. O clube cita dois jogos da rodada em que penalidades foram assinaladas em lances semelhantes (bola na mão).

"Cobrar para que sejam adotados os mesmos critérios da arbitragem em relação a lances praticamente idênticos. Na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, por exemplo, lances equivalentes de bola no braço, dentro da área, tiveram decisões completamente díspares (Chapecoense x Fortaleza; Palmeiras x Internacional; e Atlético-GO x Atlético)", lê-se na nota.


O terceiro ponto é um protesto direto contra o árbitro Raphael Claus. "Protestar contra o árbitro Raphael Claus pela absoluta falta de critério, padrão e transparência nas decisões que tem tomado, em lances equivalentes. Tal conduta tem provocado estranhamento em relação ao referido árbitro que não marcou pênalti a favor do Galo no jogo Atlético-GO x Atletico e o fez, em lances idênticos, nos jogos Atlético x Fluminense, pela Copa do Brasil; e Santos x São Paulo, pelo Brasileirão", aponta o clube mineiro.

Meta de Cuca daria título ao Atlético? Veja ano a ano

Cuca projeta que 75 ou 76 pontos podem dar título brasileiro ao Atlético. Em anos anteriores no formato de pontos corridos com 20 clubes, esse número seria suficiente? Veja nas próximas fotos - Pedro Souza/Atlético
Vice-campeão em 2006: Internacional (69 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2007: Santos (62 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2008: Grêmio (72 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2009: Internacional (65 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2010: Cruzeiro (69 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2011: Vasco (69 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2012: Atlético (72 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2013: Grêmio (65 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2014: São Paulo (70 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2015: Atlético (69 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2016: Santos (71 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2017: Palmeiras (63 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2018: Flamengo (72 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2019: Santos (74 pontos) - Divulgação
Vice-campeão em 2020: Internacional (70 pontos) - Divulgação

VAR e arbitragem do Rio


No segundo ponto, o Atlético solicita que a CBF permita aos dirigentes alvinegros acesso aos áudios do VAR dos jogos contra Santos (vitória por 3 a 1 na última quarta-feira, no Mineirão) e Atlético-GO. No duelo diante do Peixe, o Galo reclamou da não marcação de dois pênaltis no primeiro tempo. No dia posterior à vitória, o clube mineiro formalizou a reclamação à entidade que organiza o futebol nacional.

"Cobrar para que o Galo tenha acesso aos áudios do VAR, relativamente aos lances de pênaltis não marcados nas partidas Atlético-GO x Atlético; e Atletico x Santos", pontua o clube, que, por fim, pede que a CBF não escale árbitros nascidos no estado do Rio de Janerio em partidas do Atlético no Brasileirão.


O pedido se deve ao fato de o Flamengo ser, atualmente, o principal concorrente do Galo na briga pelo título. O Atlético é líder, com 56 pontos - dez a mais que o Rubro-Negro, segundo colocado e com dois jogos a menos.

"Apelar para o bom senso, solicitando à CBF que não escale nenhum árbitro do RJ (nem mesmo auxiliar do VAR) em jogos do Atlético, tampouco representantes de MG, em jogos do Flamengo. Registre-se que, dos últimos 16 jogos do Galo, 12 tiveram representantes da federação carioca nas funções de VAR, AVAR ou Observador do VAR", finaliza.

Leia a nota do Atlético


Nota Oficial Arbitragem

O Atlético informa que vai protocolar, hoje, reclamação na Ouvidoria da CBF, nos seguintes termos:

1. Cobrar para que sejam adotados os mesmos critérios da arbitragem em relação a lances praticamente idênticos. Na 27a rodada do Campeonato Brasileiro, por exemplo, lances equivalentes de bola no braço, dentro da área, tiveram decisões completamente díspares (Chapecoense x Fortaleza; Palmeiras x Internacional; e Atlético-GO x Atlético);

2. Cobrar para que o Galo tenha acesso aos áudios do VAR, relativamente aos lances de pênaltis não marcados nas partidas Atlético-GO x Atlético; e Atletico x Santos;

3. Protestar contra o árbitro Raphael Claus pela absoluta falta de critério, padrão e transparência nas decisões que tem tomado, em lances equivalentes. Tal conduta tem provocado estranhamento em relação ao referido árbitro que não marcou pênalti a favor do Galo no jogo Atlético-GO x Atletico e o fez, em lances idênticos, nos jogos Atlético x Fluminense, pela Copa do Brasil; e Santos x São Paulo, pelo Brasileirão;

4. Apelar para o bom senso, solicitando à CBF que não escale nenhum árbitro do RJ (nem mesmo auxiliar do VAR) em jogos do Atlético, tampouco representantes de MG, em jogos do Flamengo. Registre-se que, dos últimos 16 jogos do Galo, 12 tiveram representantes da federação carioca nas funções de VAR, AVAR ou Observador do VAR.