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FUTEBOL DE LUTO

Avião da Chapecoense voou em círculos antes de bater em uma serra perto de Medellín

Plano inicial era voar direto de São Paulo para a Colômbia, mas Anac vetou pelo fato de a empresa dona da aeronave não ser nem brasileira e nem colombiana

Flávia Ayer
Uma das hipóteses para o voo em círculos seria a comunicação de um problema elétrico. Porém, falta de combustível é bastante cogitada - Foto: Raul Arboleda/AFP
O avião em que viajava o time da Chapecoense caiu a cerca de 25 quilômetros do seu destino final, o Aeroporto Internacional José Maria Córdova, o principal de Medellín, na ColômbiaAntes da queda, voou em círculo por duas vezes, numa altitude próxima a 21 mil pés (6,4 mil metros), até colidir com a Serra El Gordo, zona rural do município de La Unión, no departamento de AntioquiaAs causas do acidente não estão esclarecidas, mas problema elétrico ou pane seca estão entre as hipótesesAs caixas-pretas foram recolhidas.

A aeronave Avro RJ85, da companhia LaMia, de matrícula CP2933, levava 77 pessoas a bordo, sendo 68 passageiros e nove tripulantes, de acordo com a Aeronáutica Civil colombianaChovia muito no momento da quedaO local, a 2,5 mil metros de altitude e relevo montanhoso, é de difícil acessoA aeronave havia partido de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde a delegação chapecoense, que saía do Aeroporto de Guarulhos, fez conexãoÉ o mesmo aparelho que levou a Seleção Argentina a Belo Horizonte e posteriormente a San Juan, depois do jogo com a Seleção Brasileira, em 11 de novembro

Inicialmente, o plano era voar direto para Medellín, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negouSegundo a Anac, o pedido foi vetado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre paísesO existente com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada
A parada em Santa Cruz de La Sierra foi adotada como plano B

O avião da LaMia teria perdido o contato com a torre de controle à 1h15 (horário de Brasília), quando foram comunicados problemas elétricosO pedido de socorro foi emitido entre as cidades de Ceja e La UniónDe acordo com informações de paramédicos, o avião não explodiuUma das hipóteses é que, na emergência, o piloto teria aberto os tanques de combustível para evitar uma possível explosão da aeronaveMas pane seca não está descartadaComo houve pedido de prioridade para pouso de um Airbus A320 da VivaColômbia, o aparelho da LaMia teve de circular por 13 minutos adicionaisEm tese, deveria ter combustível para 45 minutos extrasA autonomia de 3 mil km estava perto do limite

Segundo o site “Flight Radar”, que monitora voos, o AvroRJ85 decolou pouco após as 22h de Santa Cruz de la Sierra e começou a perder altitude quase no destino final
A aeronave some do radar a cerca de 4,7 mil metros, quando ela completava sua segunda volta

AJUDA Duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) e uma equipe de profissionais especializados em resgate, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), foram disponibilizados para auxiliar no resgate e traslado dos sobreviventes e corpos para o BrasilO Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica, em nota, lamentaram o acidenteAlém disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) se colocou à disposição das autoridades colombianas para ajudar a investigar a tragédia(Com agências)