Superesportes

COPA DO BRASIL

Mano diz que mudança de regulamento para a final da Copa do Brasil altera estratégia

Grande decisão do torneio ocorrerá no Mineirão, no dia 27 de setembro

Redação
Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, ao lado do comandante Reinaldo Rueda, do Flamengo - Foto: Divulgação / Cruzeiro
O técnico Mano Menezes comentou, em evento na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira, a mudança de regulamento para a final da Copa do Brasil. Nesta fase, não há regra do gol qualificado fora de casa. Para o comandante da Raposa, essa alteração reflete na estratégia para os jogos finais do torneio.
“Nós sabemos que todo mundo que vai jogar fora de casa tem o objetivo de fazer um gol, e isso altera a disputa do jogo seguinte. Continuamos tentando fazer um gol fora de casa, com saldo simples, com o objetivo de vencer a partida, de fazer o resultado, ou no mínimo empatar. Mas  muda, sem dúvida nenhuma, como estratégia”, afirmou Mano Menezes.

Com a alteração no regulamento, empates por qualquer placar e vitórias de cada lado com a mesma diferença de gols levam a decisão da Copa do Brasil para os pênaltis.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, na tarde desta quinta-feira, os mandos de campo das finais da Copa do Brasil. Cruzeiro e Flamengo fazem o primeiro jogo no Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro, às 21h45. A grande decisão ocorrerá em Belo Horizonte, no dia 27 de setembro, no mesmo horário da primeira partida.

Mano Menezes acredita que o Cruzeiro chega com moral à decisão depois de ter um caminho árduo.  Para chegar à final, a Raposa eliminou Volta Redonda-RJ, São Francisco-PA, Murici-AL, São Paulo, Chapecoense, Palmeiras e Grêmio.

“O jogo contra o São Paulo, o primeiro gigante que a gente pegou foi importante. E, quando você enfrenta e passa por um a equipe com histórico de vencer e de ser campeão como o São Paulo, a confiança interna aumenta”, disse Mano.

Esta será a terceira final de Copa do Brasil do treinador do Cruzeiro. Mano venceu a competição uma vez, em 2009, pelo Corinthians. Pelo Timão, perdeu a final em 2008. O gaúcho também fez uma grande campanha com o 15 de Novembro em 2004, quando chegou à semifinal. O time do interior do Rio Grande do Sul foi eliminado pelo Santo André, que bateu o Flamengo na final.

“Comecei cedo. A minha primeira Copa do Brasil disputei com o 15 de Novembro de Campo Bom-RS. Nós ficamos em terceiro na Copa do Brasil com o 15 de Novembro, que era quase um campeonato mundial em termos de conquistas. É torneio, é bom de você jogar, não precisa buscar subterfúgios para motivar os jogadores, a disputa está ali, o objetivo está ali na frente. Passados 180 minutos, alguém vai ser campeão. Então, é uma disputa diferente. E a gente se adapta bem a ela, e consegue fazer resultados importantes”, afirmou Mano Menezes.