Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

Com novidades no time e casa lotada, Cruzeiro recebe o Tupi no Mineirão para confirmar vaga na decisão do Estadual

Time de Mano Menezes deverá iniciar duelo com Fred no comando de ataque

Tiago Mattar
Cruzeiro tem vantagem de perder por até um gol de diferença para avançar no Campeonato Mineiro - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Com vantagem acumulada pela campanha na primeira fase e a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, o Cruzeiro volta a encontrar Tupi neste domingo, às 11h, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Mineiro. O time de Mano Menezes poderá até perder a partida no Mineirão por um gol de diferença que garantirá vaga na decisão do Estadual. Apesar da conveniência no placar, a Raposa espera ser protagonista no duelo para fazer a festa dos mais de 52 mil torcedores que já garantiram bilhetes antecipados para o confronto.

“É bom ter a vantagem nesse jogo decisivo, mas o Cruzeiro sempre tenta ser protagonista em cada jogo, tenta vencer. O principal objetivo é ser vencedor, sempre jogando com inteligência. A gente teve um jogo lá muito duro, muito pegado, jogo de decisão, de semifinal, e são jogados desse jeito. A gente está esperando eles aqui no Mineirão, na nossa casa, e seguramente vamos ser protagonistas e vamos jogar forte”, projetou o argentino Lucas Romero, que seguirá improvisado na lateral direita neste domingo.

Sobre a formação do time para esse jogo decisivo, Mano Menezes tem decisões importantes para tomar. A primeira delas na zaga: Leo está novamente à disposição, depois de cumprir suspensão de dois jogos imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Mas Dedé rendeu o esperado no time titular e deverá seguir com um lugar no time.
No meio-campo, Ariel Cabral desfalca a equipe depois da expulsão no primeiro jogo da semifinal. Lucas Silva e Bruno Silva disputam a vaga, com leve favoritismo para o primeiro.

A principal dúvida, porém, está no ataque: Fred x Raniel. Embora tenha sido decisivo no clássico contra o Atlético na primeira fase, jogo em que marcou o gol da vitória, e nas quartas de final contra o Patrocinense, duelo em que foi responsável pelos dois tentos, Raniel deverá ser substituído por Fred. Isso porque o jovem está pendurado com dois cartões amarelos. Recuperado da lesão na panturrilha, o camisa 9 também precisa readquirir ritmo de jogo já de olho na possibilidade de o Cruzeiro avançar para a final.

Sobre as escolhas, Mano Menezes prometeu usar o critério da coerência. “A gente procura ser criterioso para que todos endentam a linha de pensamento e vamos sempre escolher o que for melhor para o Cruzeiro, levando em consideração o contexto do campeonato, desgaste de jogadores”, explicou o treinador em entrevista coletiva. Mais tarde, ao programa Bastidores, da Rádio Itatiaia, ele afirmou que a tendência era mesmo começar com Fred no ataque. 

Independentemente das escolhas de Mano, o Mineirão estará lotado na manhã/tarde deste domingo. Ainda empolgada com o aproveitamento do time e motivada pelas promoções feitas pelo Cruzeiro, a torcida já garantiu mais de 52 mil bilhetes para o jogo – contando aqueles que a Minas Arena, concessionária que administra o estádio, comercializa.  Os tíquetes para os setores Inferior Amarelo, Superior Amarelo, Inferior Laranja, e Inferior Laranja estão esgotados.

Tupi

Sem Tchô, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Ricardo Leão aposta no brilho de Renato Kayser para conseguir superar o Cruzeiro e conquistar vaga na decisão do Mineiro. O atacante já marcou cinco gols neste Estadual e é vice-artilheiro do torneio. Ele foi poupado no trabalho de sexta-feira, mas não deverá ser problema para o jogo deste domingo. A única dúvida do comandante é no meio-campo. Vitinho, que retornou aos gramados no primeiro compromisso da semifinal, disputa vaga no time com Patrick. 

CRUZEIRO x TUPI

Cruzeiro
Rafael; Lucas Romero, Dedé (Leo), Murilo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Rafinha; Fred.
Técnico: Mano Menezes.

Tupi
Vilar; Rodrigo Dias, Sidimar, Wellington e Patrick Brey; Leo Costa, Leo Salino, João Vitor e Vitinho (Patrick); Renato Kayser e Reis. Técnico: Ricardo Leão.

Motivo: jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 25 de março de 2018 (domingo), às 11h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA) e Gabriel Conti Viana (CBF)
.