Superesportes

COPA LIBERTADORES

Boca Juniors confirma fratura no maxilar do goleiro Andrada após choque com Dedé

Goleiro desfalcará time argentino por aproximadamente dois meses

Estadão Conteúdo Redação
Dedé protagonizou jogada casual ao acertar a cabeça no queixo do goleiro Andrada - Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.
O Boca Juniors confirmou nesta quinta-feira que o goleiro Esteban Andrada sofreu uma fratura no maxilar inferior em razão de forte choque com o zagueiro Dedé, do Cruzeiro. O time argentino venceu a Raposa por 2 a 0 na noite dessa quarta-feira, na Bombonera, em Buenos Aires, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.

Em publicação na noite desta quinta, o Boca detalhou as informações sobre a situação de Andrada. "Fratura traumática do maxilar. Se encontra clinicamente estável e passará por cirurgia amanhã (sexta-feira), às 18 horas”.

Com a fratura, Andrada corre o risco de desfalcar o Boca no restante do semestre. O tempo aproximado de recuperação é de dois meses. Sua presença, portanto, está descartada para a partida de volta contra o Cruzeiro, dia 4 de outubro, às 21h45, no Mineirão. O substituto imediato é Agustín Rossi, de 22 anos.

O Boca Juniors considera a possibilidade de contratar um goleiro, mas alguns aspectos são analisados pela direção xeneize. O principal é que Andrada deveria ser excluído da lista, e, portanto, não poderia regressar mesmo se conseguisse a recuperação antes do prazo estimado.
Além disso, o possível reforço para a posição não poderá ter disputado a Copa Libertadores por outro clube.

No polêmico lance da partida, aos 24min do segundo tempo, Dedé protagonizou jogada casual ao acertar a cabeça no queixo do goleiro Andrada, após tentar a finalização em lance de cruzamento. O zagueiro não viu a aproximação do jogador do Boca, que acabou levando a pior na jogada. Andrada chegou a ficar desacordado por alguns segundos antes de receber atendimento médico. Ele permaneceu em campo até o apito final.


Enquanto Andrada recebia os primeiros socorros, o árbitro paraguaio Eber Aquino foi consultar o árbitro de vídeo (VAR). Depois de assistir às imagens, decidiu expulsar Dedé. O Cruzeiro, que já perdia por 1 a 0 – gol de Zárate, aos 35min do primeiro tempo –, sofreu o segundo gol aos 36min da etapa final, em chute forte de Pablo Pérez.
 
Ao fim da partida, os jogadores cruzeirenses e o técnico Mano Menezes criticaram fortemente a atuação do árbitro. Em nota, a diretoria celeste prometeu pedir investigação do caso e ameaçou até a recorrer a "medidas judiciais". Dedé, por sua vez, garantiu que o choque foi intencional, pediu desculpas a Andrada e também lamentou pela decisão de Eber Aquino.

.