“2019 está no planejamento. Toda a equipe do Cruzeiro de marketing, comercial, isso envolve todos os diretores financeiros. Toda a diretoria do Cruzeiro agora parte para o planejamento para enxergar o ano de 2019 com todas as potencialidades que o Cruzeiro tem. O que a gente sabe e pode adiantar é que o Cruzeiro vale mais. É uma marca vencedora, ganhou dois títulos em 2018, teve uma participação de futebol muito boa. Felizmente, o Cruzeiro é bicampeão da Copa do Brasil. Isso constitui para o clube um valor muito interessante.
Marco Antônio Lage afirmou que o trabalho conjunto da diretoria foi fundamental para o ano bem-sucedido, apesar das dificuldades do clube e da crise financeira no país. Ele reforçou a perspectiva positiva para o próximo ano e apostou na estrutura fora de campo aliado ao êxito esportivo para atrair patrocínios de peso, como no caso da Fiat, que teve a marca estampada na parte do ombro da camisa do Cruzeiro na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians.
“Acho que é um trabalho em conjunto de todos os diretores e todas as áreas do Cruzeiro. Claro que chegamos todos com diretrizes muito claras do presidente Wagner e precisamos considerar que o clube estava no início do ano com grave crise financeira. Isso continua. O Cruzeiro continua passando por grave crise financeira, que dificulta muito a gestão de um clube de futebol. Aliado a isso, o Brasil está em crise econômica, política e ética. O ambiente não é favorável a uma reconstrução, mas o Cruzeiro, ainda assim, conseguiu fazer um excelente projeto em 2018”, declarou o dirigente, que ainda detalhou outras medidas da diretoria nesta temporada que permitiu ao clube ter uma expectativa positiva para 2019.
“O departamento de futebol manteve a base, manteve o técnico, fez tudo certinho, e foi por isso que, pela visão que o departamento teve, que o Cruzeiro conquistou dois títulos no ano. Acho que nós trouxemos algumas questões importantes. O clube trouxe a Fiat de volta, embora que tenha contrato pequeno.
Atualmente, o Cruzeiro carrega oito patrocinadores no uniforme: Caixa Econômica Federal, Uber, Cemil, Umbro, Supermercados BH, ABC da Construção, Orthopride e UninCor. O clube ainda conta com parceiros que não estão estampados na camisa, como Brahma, Volkswagen e Axial Medicina Diagnóstica. Patrocinadora máster, a Caixa tem contrato com o clube até o fim do ano.
De acordo com a própria diretoria, os valores acumulados com patrocínios em 2018 superaram todo o arrecadado em 2017. Segundo o balanço financeiro divulgado em abril, o Cruzeiro teve receita de R$ 26,3 milhões no ano passado.
Em 2019, o Cruzeiro terá como principal alvo a Copa Libertadores da América. A vaga direta na fase de grupos do torneio continental foi garantida graças ao título da Copa do Brasil, que também rendeu aos cofres do clube R$ 61,9 milhões..