Superesportes

CRUZEIRO

Mano Menezes recebe estatueta em homenagem aos 200 jogos no comando do Cruzeiro

Treinador foi presentado pelo presidente Wagner Pires de Sá nesta terça

Tiago Mattar
Mano Menezes agradeceu presidente por homenagem na Toca II - Foto: Tiago Mattar/Superesportes
O Cruzeiro homenageou Mano Menezes na manhã desta terça-feira. Por ter completado 200 jogos no comando da equipe, o treinador recebeu das mãos do presidente Wagner Pires de Sá uma estatueta de 30cm esculpida pelo artista Felipe Soares. O número de partidas foi alcançado no empate por 0 a 0 com o América, no último dia 18, pelo Campeonato Mineiro.

“Agradeço ao presidente pela homenagem. Sei que é um fato raro no futebol brasileiro de hoje, cada vez fica mais difícil você completar 200 jogos, como é meu caso aqui no Cruzeiro. Mas pode ter certeza que a confiança que eu tive no Cruzeiro, eu trabalho todo dia para que o clube siga tendo em mim como treinador. Que a torcida do Cruzeiro tenha e que todos juntos consigam seguir conquistando títulos importantes”, disse.

“É uma temporada que se inicia, estamos trabalhando nessa direção. Mas vamos comemorar esses 200 jogos, porque realmente é algo diferenciado. Muito obrigado pela homenagem, pelo presidente.
Acho que a estátua está bem parecida mesmo. Até tem algumas coisinhas aí do Sidnei, uns dentes do Sidnei (risos). Mas é justo porque algumas vezes, nesses 200 jogos, foi o Sidnei que esteve no banco de reservas me representando. Muito obrigado”, complementou. 

Atualmente, Mano Menezes ocupa a quinta posição do ranking dos que mais dirigiram o clube, abaixo de Ayrton Moreira (206), Niginho (256), Levir Culpi (257) e Ilton Chaves (362).

O treinador está na segunda passagem pelo Cruzeiro, iniciada há dois anos e sete meses. Desde julho de 2016, quando foi contratado para substituir o português Paulo Bento, são 185 jogos, com 89 vitórias, 54 empates e 42 derrotas. No primeiro trabalho, de agosto a dezembro de 2015, foram oito triunfos, seis empates e dois reveses em 16 partidas.

Caso cumpra o contrato até dezembro, Mano Menezes fará o trabalho mais longevo da carreira, deixando para trás o período no comando do Grêmio (dois anos e sete meses). E terá ainda a chance de se projetar como segundo comandante mais duradouro da Raposa.

A filosofia de trabalho de Mano no Cruzeiro deu bons resultados, especialmente nas competições de mata-mata. O time conquistou as edições de 2017 e 2018 da Copa do Brasil, além de chegar às semifinais, em 2016, e às quartas de final da Copa Libertadores de 2018.

Entre os treinadores da Série A do Campeonato Brasileiro, Mano é o que tem maior sequência. Depois dele vêm Renato Gaúcho, no Grêmio desde setembro de 2016, Rogério Ceni, contratado pelo Fortaleza em novembro de 2017, e Odair Hellmann, efetivado no Internacional também em novembro de 2017. Os demais profissionais começaram seus respectivos trabalhos a partir de fevereiro de 2018.

Estatueta de Mano foi escupida pelo artista Felipe Soares - Foto: Tiago Mattar/Superesportes
.