Superesportes

CRUZEIRO

Organizada protesta em frente à sede do Cruzeiro; Itair Machado e Edilson são alvos

Manifestação acontece após mais uma goleada sofrida pelo time celeste

Ivan Drummond Redação
'O Cruzeiro vai sair dessa! Nem que tenha que morrer alguém', diz uma das faixas da Máfia Azul - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
Membros da Máfia Azul, principal organizada do Cruzeiro, marcaram presença na porta da Sede Administrativa do clube, na tarde desta segunda-feira, no Barro Preto. Os torcedores afixaram faixas na fachada e no entorno do prédio com ameaças e pedidos para que a diretoria “devolva” o Cruzeiro

Muitos gritos de guerra também foram entoados pela bateria da Máfia Azul. Os principais alvos foram o vice-presidente de futebol, Itair Machado, e o lateral-direito Edilson, chamado de ‘cachaceiro’ pelos manifestantes. Para o dirigente, a torcida cantou: “A que bom seria, se o Itair voltasse para o Ipatinga”.

Em uma das faixas, os torcedores ameaçaram a cúpula celeste: “O Cruzeiro vai sair dessa! Nem que tenha que morrer alguém”, diz uma delas, que acabou retirada pela Polícia Militar um tempo depois. “Cruzeiro não é cassino onde se aposta para ganhar dinheiro”, diz outra. 

A Máfia Azul também reforçou a ideia de “disque-denúncia”, criado na noite desse domingo, depois da goleada sofrida pelo Cruzeiro por 4 a 1 para o Grêmio, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. “A ronda vai passar nos baladeiros e acomodados”, diz uma das faixas.

Em conversa com a reportagem, um dos diretores da organizada, conhecido como Bolão, afirmou que "esse protesto é só o primeiro passo". Segundo ele, a torcida seguirá protestando na Toca da Raposa II, no aeroporto antes das viagens do clube e nos estádios. A principal reinvidicação da Máfia Azul é a mudança da diretoria

O Cruzeiro vive profunda crise administrativa desde o fim do mês de maio, quando o Fantástico, da TV Globo, revelou que membros da diretoria celeste eram investigados pela Polícia Civil por suspeitas de falsidade ideológica, falsificação de documento e lavagem de dinheiro.

Depois de um longo período sem se pronunciar, a Máfia Azul divulgou carta aberta na noite desse domingo aderindo ao movimento “ForaDiretoriaCEC”, criado pela torcida celeste nas redes sociais.
No manifesto, a organizada diz que “nomes como Sergio Nonato e Itair Machado jamais deveriam ter sido citados para qualquer cargo no clube”.

.