Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro precisa de aproveitamento superior a 75% no returno para voltar à Série A

Time celeste precisa somar pelo menos 43 pontos em 19 rodadas

Rafael Arruda
Cruzeiro precisa de alto aproveitamento no returno da Série B - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Na 16ª posição da Série B, com 20 pontos, o Cruzeiro precisa de aproveitamento de 75,43% no returno para conquistar o acesso à primeira divisão. O índice corresponde a 43 pontos em 57 possíveis - algo como 13 vitórias, quatro empates e duas derrotas em 19 jogos.



Com essa campanha, a Raposa chegaria a 63 pontos e, conforme o cenário atual, teria 98,4% de probabilidade de acesso. Os cálculos são do Departamento de Matemática da UFMG.

O Juventude, quarto colocado da Série B, somou 31 pontos em 19 rodadas - 54,38%. No entanto, o Sampaio Corrêa, que aparece em oitavo, com 27, pode superar essa marca, pois tem duas partidas a cumprir contra Brasil de Pelotas (fora) e Náutico (casa).

Apesar da sequência invicta de cinco rodadas (duas vitórias e três empates), o Cruzeiro continua com possibilidade irrisória de acesso: 1,7%. Em contrapartida, o risco de rebaixamento caiu para 28,4%, segundo a UFMG.

O objetivo inicial estabelecido pelo técnico Luiz Felipe Scolari é atingir os 45 pontos que evitam a queda para a terceira divisão. Caso cumpra a missão e haja tempo hábil, o Cruzeiro tentará brigar pelo retorno à elite nacional.



“Nós temos que buscar melhores posições porque nós estamos ainda lá na última zona. Nós sabemos que o mínimo para que não se caia para uma Série C é de 45 pontos. Então, nós só temos 20. Nós todos temos que saber, a torcida tem que saber que temos 20. Pronto, não adianta ficar aí enganando ninguém”, disse.

“E temos que correr atrás de no mínimo 25 para depois correr atrás de outras coisas. (...) Não vamos dizer à torcida que estamos bem ou que vamos fazer isso, aquilo, porque falta muita coisa, falta muito trabalho”, completou Felipão.

O próximo duelo do time celeste na segunda divisão é contra o Botafogo-SP, às 19h15 desta sexta-feira, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O adversário é o penúltimo colocado, com 18 pontos.