2

Thiago Silva no Fluminense: por que ídolo nunca esteve tão perto de voltar

Quatro motivos aproximam o esperado retorno do zagueiro do Chelsea para as Laranjeiras, segundo apurou o Superesportes

05/05/2023 06:00 / atualizado em 05/05/2023 01:56
compartilhe
Thiago Silva atuou profissionalmente pelo Fluminense entre 2006 e 2008
foto: Divulgação/Fluminense FC

Thiago Silva atuou profissionalmente pelo Fluminense entre 2006 e 2008

O retorno de Thiago Silva ao Fluminense é comentado há tantos anos que já não parece mais questão de se, mas de quando irá acontecer. O tricolor adota cautela e não comenta publicamente questões sobre o mercado da bola, principalmente envolvendo o "Monstro", ídolo que movimenta a torcida sempre que é citado. Mas o fato é que ele nunca esteve tão perto de voltar.

O Superesportes apurou que há quatro principais razões para esta conclusão: a idade avançada do zagueiro, a ótima relação com pessoas em cargos importantes no clube, sua situação no futebol europeu e o alto nível de competitividade do Fluminense em 2023.

Ainda que atue em alto nível na Premier League, onde ainda é considerado por muitos um dos grandes zagueiros da atualidade, Thiago Silva tem motivos de sobra para concretizar sua volta ao Brasil ainda nesta temporada. 
 
Bicampeão carioca com goleada sobre o Flamengo, com 100% de aproveitamento na Libertadores e apenas cinco derrotas em toda a temporada, o Fluminense vive um momento que não poderia ser melhor para a volta de um ídolo: Thiago Silva seria a "cereja do bolo" de um time já forte e pronto para competir por todos os títulos da temporada: Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Depois da goleada por 5 a 1 para o River Plate pela Libertadores, o atacante Germán Cano atendeu à imprensa em entrevista coletiva ao lado do técnico Fernando Diniz. Questionado sobre o seu legado no clube, afirmou que o elenco estava "preparado para fazer história". 

Thiago Silva nunca escondeu de pessoas próximas e de dirigentes duas condições imperativas para a volta: não obrigar o Flu a fazer loucuras salariais e ter um time competitivo. Com as finanças em ordem e brigando por títulos, o ano de 2023 oferece a melhor conjuntura desde que o zagueiro começou a flertar com seu retorno.

Marcelo no Fluminense animou Thiago Silva


Dois dos melhores amigos que Thiago Silva fez na carreira estão hoje no Fluminense: o lateral Marcelo e o auxiliar-técnico Marcão. A dupla ainda tem a companhia de Fred e do presidente Mário Bittencourt, que gozam de ótima relação com o defensor, na tentativa de convencer o craque a voltar para casa. 
 
A reportagem do Superesportes apurou que o retorno de Marcelo mexeu com Thiago Silva e que o clube já manteve conversas com o jogador desde então. 
 
- Tocou [o coração ver o Marcelo voltar], a gente falou bastante antes de ele assinar o contrato. Ele estava na Grécia ainda, a gente trocou ligações, e ele estava muito motivado para voltar. Fico feliz com ele, por esse reinício. Marcelo é um craque, sou suspeito porque sou padrinho de casamento dele - disse, no mês passado, à TNT Sports.
 
As tratativas, na verdade, são vistas como "simples", uma vez que há vontade mútua. Thiago visita o Fluminense sempre que vem ao Brasil, e criou boa relação com outros nomes como Nino, Ganso e Germán Cano.

Ontem, em entrevista à CazéTV, Cano admitiu que conversou com Thiago Silva.

- Estamos te esperando aqui com os braços abertos. Já falei com ele: irmão, estamos te esperando aqui. Estamos esperando, depende dele - declarou.
 
Contexto na Europa aumenta expectativa

A fase ruim do Chelsea na temporada aumenta os rumores de reformulação no elenco do time inglês. Em 12º lugar na Premier League e eliminados da Champions League, os Blues não jogarão competições europeias em 2024. Nas últimas semanas, Thiago Silva apareceu como um dos nomes que pode deixar o clube em comum acordo com a direção. 
Thiago Silva está no Chelsea desde a temporada 2020/2021
foto: Divulgação/Chelsea

Thiago Silva está no Chelsea desde a temporada 2020/2021

 

O Flu, entretanto, ainda não tem a informação sobre quando o zagueiro estará livre. Nas Laranjeiras e no CT Carlos Castilho, há a expectativa que o jogador abrevie o vínculo com o Chelsea, que vai até julho de 2024, ao fim da temporada europeia e em tempo de retornar ao Rio de Janeiro já na janela de transferências do verão europeu, que abre no Brasil em 3 de julho.
  
Esposa de Thiago Silva quer voltar ao Brasil

Embora seja geralmente citada como um empecilho para o retorno de Thiago Silva ao Brasil, a influenciadora Belle Silva, sua esposa, na verdade, não esconde de ninguém o desejo de voltar ao seu país natal. 

Desde que o zagueiro atuava pelo PSG, Belle era apontada como um fator para que Thiago Silva não voltasse ao Fluminense. Quem sempre desejou seguir na Europa, entretanto, foi Thiago, seja pelo alto nível de desempenho no melhor futebol do mundo ou pelas condições de vida.

Planos na Europa não precisam ser adiados

Depois de fincar raízes no Velho Continente, Thiago Silva chegou a um entendimento com amigos e família de que não deseja sair do mundo do futebol ao fim de sua carreira.

Seu desejo é virar treinador, e para isso, um de seus espelhos é o amigo e ex-companheiro Thiago Motta, que pendurou as chuteiras já fazendo cursos para trabalhar à beira do campo. Nada impede, entretanto, que Thiago Silva volte à Europa para viver por lá depois de um período no Fluminense, o que é seu desejo e de sua família.

Compartilhe