2

Fluminense: Lima joga em todas com Diniz, mas faz diferença em uma posição

Polivalente, meia é quem mais atuou pelo Tricolor em 2023 e marcou três gols; apesar de cumprir muitas funções, cresce jogando em sua posição original

08/05/2023 06:00 / atualizado em 07/05/2023 23:13
compartilhe
Lima comemora gol marcado contra o Vasco no último sábado (6)
foto: Marcelo Gonçalves/Divulgação

Lima comemora gol marcado contra o Vasco no último sábado (6)



Jogador que mais atuou pelo Fluminense em 2023, Lima é o verdadeiro "coringa" de Fernando Diniz. Seja como volante, meia ou ponta, ele vem sendo destaque, como no empate com o Vasco, pelo Brasileirão, quando marcou o único gol da equipe. Seu rendimento, porém, cresce quando joga pelo meio de campo.

Mais avançado ou aberto pela direita na segunda linha da equipe, Lima tem sido bastante requisitado para poupar Paulo Henrique Ganso ou substituir Martinelli e Keno, que sofreram lesões musculares. Embora tenha começado jogando apenas quatro vezes, ele tem um mapa de calor que mostra bem sua importância: está em todos os lados do campo.

Mapa de calor de Lima no Sofascore mostra que ele joga em todas
foto: Reprodução/Sofascore

Mapa de calor de Lima no Sofascore mostra que ele joga em todas

 

Assim como contra o River Plate, quando a comissão técnica de Diniz alterou seu posicionamento no intervalo e o jogo duro virou uma goleada histórica, o empate com o Vasco também teve na mudança de função do meia uma chave para a evolução.

- Ele [Fernando Diniz] com a comissão muito inteligente analisou muito bem o posicionamento, e foram efetivos. Começamos melhor, conseguimos fazer o gol e o segundo tempo foi um jogo diferente. O segundo tempo foi total nosso e só faltou mais um gol - declarou, após o empate.


 
O próprio Fernando Diniz explicou um pouco melhor a mudança em sua entrevista coletiva. Antes aberto pela esquerda, como um ponta, Lima mudou para o lado direito, um pouco mais atrás, e passou a se associar mais a Arias, mais avançado pelo setor.

- A gente abriu o Arias e o Lima, conseguiu empurrar o Vasco para trás e criou inúmeras situações. Mas eu não acho que o primeiro tempo foi ruim. Foi um jogo mais equilibrado e o fato de terem feito o gol antes deixou eles mais confortáveis para se defender de bloco baixo - disse o treinador. 

Com 23 jogos na temporada, Lima já balançou as redes três vezes. Entre os artilheiros do Fluminense na temporada, apenas Germán Cano, com 23, John Arias e Nino, com quatro, fizeram mais gols que o "reserva de luxo". 

Com sete pontos no Brasileirão, o sexto colocado Fluminense se parepara para enfrentar o Cruzeiro, na quarta (10), às 21h30, no Mineirão. O time celeste é o terceiro colocado da competição, com nove pontos em quatro rodadas.

Compartilhe