2

Diniz critica jogos na altitude após derrota do Fluminense: 'Criminoso'

Treinador vê 'outro esporte' em jogo em La Paz, 3600m acima do nível do mar e lamenta resultado adverso contra o The Strongest (BOL) pela Libertadores

25/05/2023 21:28 / atualizado em 26/05/2023 02:46
compartilhe
Fernando Diniz criticou duramente a altitude após derrota do Fluminense pela Libertadores
foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Fernando Diniz criticou duramente a altitude após derrota do Fluminense pela Libertadores



Em jogo que entrou em campo com seus reservas, o Fluminense não aguentou os efeitos da altitude de La Paz e foi derrotado por 1 a 0 pelo The Strongest (BOL) pelo grupo D da Libertadores. Depois da partida, em entrevista coletiva, o técnico Fernando Diniz criticou duramente as partidas disputadas acima do nível do mar.

- Jogar na altitude é uma coisa criminosa, ninguém está preparado. É outro esporte. Por isso os times daqui fazem tantos pontos historicamente. O River Plate veio aqui com titulares, tomou três e poderia ter tomado mais, porque é muito diferente. Todo mundo erra passes que não erra, cai drasticamente a qualidade do jogo - afirmou o treinador.

Diniz também admitiu que as condições adversas, já esperadas, o fizeram mudar o planejamento e decidir poupar seus jogadores pela Libertadores. 
 
 

- Com a sequência que a gente tinha, a gente tinha que poupar em algum momento, e o momento era esse. Trazer aqui o Felipe Melo, Ganso, Marcelo, que já tem dificuldade por causa da idade, que estão desgastados pela sequência, no domingo a gente não teria os caras de maneira adequada nem na quinta (contra o Flamengo, pela Copa do Brasil). O planejamento foi trazer um time com saúde para poder jogar. Fisicamente a gente suportou bem, era um time jovem, assim a gente vai provando o jogador. A gente conseguiu se empenhar ao máximo, não conseguimos o resultado que queria, mas agora vamos jogar com o Corinthians e esperamos vencer. - disse.

Em quase todas as suas respostas, o técnico citou a altitude como fator preponderante para o resultado. 

- Fazia 27 partidas que não tomava gol de bola parada, sofremos no fim de semana contra o Botafogo e agora também, estava sendo um dos pontos mais fortes da temporada. O Fábio foi muito bem no jogo. Mas chegando perto do final, fica ainda mais desumano jogar aqui. Foi o que aconteceu com o River aqui também. O princípio da igualdade fica maculado para jogar na atlitude. Não é igual. Não dá para jogar aqui. A gente joga porque é obrigado, mas não é uma coisa aceitável. Acima de 2800m já muda muito, mas 3000m é muito pior, é desumano - disse.

Com nove pontos, o Fluminense ainda é líder do grupo D da Libertadores e não tem chances de ser ultrapassado na competição nesta rodada. Ainda hoje, o Sporting Cristal recebe o River Plate em Lima, no Peru. Ambas as equipes têm três pontos, enquanto o The Strongest chegou a seis e é o vice-líder da chave.

Próximos jogos do Fluminense


No final de semana, no domingo (28), às 16h, o Fluminense volta a campo para enfrentar o Corinthians, pelo Brasileirão. Na quinta (1), o Tricolor joga contra o Flamengo, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. 

Confira respostas da coletiva de Diniz


Ataque vai mal


Não queremos que aconteça mas aconteceu pontualmente. Acontece como ganhar de 5, de 7, de 4, é trabalhar para voltar a marcar e mais do que marcar, voltar a vencer. 

Fábio


É um prazer sempre poder contar com ele. É um dos melhores goleiros que o Brasil produziu nos últimos 20 anos. Deveria ter jogado pelo menos uma Copa do Mundo, mas infelizmente teve poucas chances na Seleção. Para mim é um gênio do gol. Só consegue jogar nessa idade porque não precisa fazer força para ser goleiro. Ele nunca ficou fora de nenhuma sessão de treino, aprendeu a jogar com os pés, evoluiu fantasticamente, o que ele consegue produzir é muito importante e a gente só tem a agradecer pela presença dele no tine.

Mais altitude


Eles levam bastante vantagem na bola parada. Não +ensei em usar como terceiro zagueiro, porque a dificuldade maior é na bola parada. O gol não teve nada a ver com a altitude. Acho até que erraram a batida mas acertaram o gol. Não mudamos a tática, mas a gente conseguou igualar o jogo. O que a gente sentiu muito é que obviamente a gente com um time mais treinado, poupa energia, joga mais próximo, e assim, erra menos. Mas como usamos um time que joga pouco junto, preferimos jogar em bloco médio-alto, não sofremos na parte tática, mas com os erros que aparecem por causa da altitude. Todo mundo errou bolas longas e passes curtos, porque é muito difícil acertar a parte técnica aqui, acima do nível do mar.

Compartilhe