Superesportes

LIGA DOS CAMPEÕES

Depois de goleada, Liverpool fica no zero contra o Porto e se classifica às quartas

Jurgen Klopp, do Liverpool, decidiu poupar alguns jogadores para confronto

Gazeta Press
Time de Anfield ainda não conhece seu adversário nas quartas de final da principal competição europeia - Foto: AFP/PAUL ELLIS
O Liverpool confirmou o que a maioria dos torcedores de futebol já esperava. Nesta terça-feira, no Estádio de Anfield, na Inglaterra, a equipe da casa não saiu do zero a zero com o time do Porto, em duelo válido pela partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, mas ainda assim garantiu classificação para a próxima fase do torneio devido a grande diferença no marcador obtida no primeiro jogo.

No confronto de ida entre as duas equipes, os ingleses atropelaram os rivais, mesmo jogando longe de seus domínios: placar de 5 a 0 construído e gigantesca vantagem para o duelo de volta. Os gols foram marcados por Salah, Roberto Firmino e Mané (três vezes).

Com a classificação praticamente assegurada antes mesmo de entrar em campo, o técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, decidiu poupar alguns jogadores, tendo em vista o confronto com o Manchester United pelo Campeonato Inglês neste sábado, às 09h30 (horário de Brasília). O egípcio Salah, principal destaque dos Reds, foi um dos atletas a começarem a partida no banco de reservas.

O time de Anfield ainda não conhece seu adversário nas quartas de final da principal competição europeia, já que o rival será definido apenas por sorteio, organizado pela entidade máxima do futebol no continente, no dia 16 de março, sexta-feira.

O jogo

Mesmo com a grande vantagem em seu favor, a equipe da Inglaterra aproveitou o fator casa e foi melhor durante todo o primeiro tempo, sonolento. Nos primeiros 25 minutos, a única chance ficou por conta de Mané, que não conseguiu aproveitar cruzamento para a área corretamente e finalizou para fora.

Durante o restante da etapa inicial, a outra boa oportunidade de abertura do placar saiu novamente dos pés do atacante senegalês. O jogador aproveitou passe de Milner, dominou bonito e chutou, mas a bola acertou o travessão de Casillas.

No segundo tempo, o cenário do período anterior permaneceu nos minutos iniciais, com o confronto truncado entre as duas equipes. Enquanto o Porto precisava de praticamente impossíveis cinco gols para levar o jogo à prorrogação, o Liverpool apenas administrava a grande diferença na classificatória.

Antes da marca dos 15 minutos da etapa, os Reds tiveram mais uma oportunidade de inaugurar o marcador. Roberto Firmino arrancou livre para a grande área e chutou, mas foi travado pelo ex-zagueiro do Corinthians, Felipe, que impediu a finalização já caído no gramado.

No restante do tempo, o Porto até foi melhor, passando a ameaçar mais o gol de Karius em finalizações de Corona, Sergio Oliveira e, principalmente, Óliver Torres, que teria feito o gol do jogo se não fosse a perna de Klavan, bloqueando o chute já próximo da pequena área.
Ao apito final do juiz, o 0 a 0 no placar foi sacramentado, junto da classificação do Liverpool às quartas de final da Liga dos Campeões.

FICHA TÉCNICA

LIVERPOOL 0 X 0 PORTO

Local: Estádio Anfield, em Liverpool, Inglaterra

Data: 06 de março de 2018, terça-feira

Horário: 16h45 (horário de Brasília)

Árbitro: Felix Zwayer (Alemanha)

Assistentes: Thorsten Schiffner e Marco Achmüller (Alemanha)

Cartões amarelos: Henderson (Liverpool), André André e Diogo Dalot (Porto)

LIVERPOOL: Karius; Joe Gomez, Matip, Lovren e Alberto Moreno; Milner, Henderson, Emre Can (Klavan) e Lallana; Mané (Salah) e Roberto Firmino (Ings)

Técnico: Jurgen Klopp

PORTO: Casillas; Maxi Pereira, Felipe, Diego Reyes e Diogo Dalot; Óliver Torres, André André (Sergio Oliveira), Bruno Costa e Corona; Majeed Waris (Ricardo) e Aboubakar (Gonçalo Paciência)

Técnico: Sérgio Conceição.