Superesportes

FUTEBOL INTERNACIONAL

Conmebol e Uefa adiam Copa América e Eurocopa deste ano para 2021

Torneio sul-americano acontecerá entre Argentina e Colômbia, enquanto competição europeia será dividida entre diversos países do Velho Continente

Redação
Competições continentais da América do Sul e da Europa foram adiadas para o meio de 2021 - Foto: Divulgação/Conmebol e Uefa

A Copa América e a Eurocopa entraram, na manhã desta terça-feira, na lista dos eventos esportivos adiados como medida de contenção à pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19. As duas competições foram adiadas em decisão conjunta entre Conmebol e Uefa e, agora, começarão no dia 11 de junho de 2021.


Apesar de ter sido disputada em 2019, a Copa América seria repetida neste ano como adequação de calendário, uma vez que, a partir de agora, a competição ocorrerá de maneira simultânea à Eurocopa, nos anos pares, antes dos Jogos Olímpicos. O torneio será disputado em dois grupos de seis seleções, com os quatro primeiros de cada um avançando ao mata-mata.

Na Eurocopa, a principal novidade desta edição foi, também, um dos principais motivos de preocupação. Em 2020, a competição seria disputada em diversos países europeus, com sedes divididas entre Inglaterra, Alemanha, Itália, Azerbajião, Rússia, Romênia, Holanda, Irlanda, Espanha, Hungria, Escócia e Dinamarca. A necessidade constante de viagens poderia acelerar a propagação da Covid-19.

Vale lembrar também que o período que agora será ocupado pela Copa América e pela Eurocopa, no meio de 2021, era previsto pela Fifa para a estreia do novo Mundial de clubes, algo que pode ficar inviabilizado. A entidade ainda não se pronunciou sobre um possível reagendamento do torneio.