Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

O que está em jogo? Saiba o que dez clubes buscam na rodada decisiva do Mineiro

Com objetivos diferentes, mineiros entram em campo pela última rodada da primeira fase do Estadual

Victor Paixão
Atlético tem liderança já assegurada com uma rodada de antecedência - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
A primeira fase do Campeonato Mineiro chegará ao fim com os jogos desta quarta-feira, marcados para as 21h30. Alguns clubes vão iniciar a 11ª rodada com o objetivo de avançar ou assegurar a classificação às quartas de final. Outros ainda lutam para escapar da degola. Só o líder Atlético e o já rebaixado Tupi, último colocado, não brigam por mais nada.

Com uma rodada de antecedência, o Atlético assegurou a liderança do Campeonato Mineiro, com 25 pontos, três acima do vice-líder Cruzeiro. O clube alvinegro terá algumas vantagens nos mata-matas do Estadual, como enfrentar o pior entre os classificados nas quartas de final e jogar por dois empates e decidir em casa a partir das semifinais. 

Na outra ponta da tabela está o Tupi. Com a derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, o clube de Juiz de Fora foi o primeiro rebaixado para o Módulo II do Mineiro em 2020 e já não tem nenhuma ambição na rodada final. Mesmo se vencer a URT em Patos de Minas, o Galo Carijó, atualmente com quatro pontos, não conseguirá ultrapassar o Guarani, com nove, primeiro fora da zona de rebaixamento. 

Pelo vice

Cruzeiro e América já estão garantidos entre os três melhores times da primeira fase do Mineiro. Entretanto, com o Atlético já assegurado na liderança, os dois clubes entram em campo com o objetivo de terminar esta etapa como segundo colocado.
A Raposa, vice-líder, com 22 pontos, enfrenta a Caldense no Mineirão, enquanto o Coelho, com 21, joga no Independência contra o Guarani. 


Fugindo da capital

A quarta e a quinta colocações são muito cobiçadas na tabela do Mineiro. Isso porque os times que terminarem nessas posições não enfrentarão América, Atlético e Cruzeiro em Belo Horizonte, em jogo único, nas quartas de final.

O Boa, atual quarto colocado, é o principal candidato a ficar com uma dessas vagas.

Ainda tem jogo

Além dos três clubes de Belo Horizonte, Boa (4º) e Caldense (5º) são os clubes do interior com vagas garantidas nas quartas de final. 

Querendo mais jogos

Outras cinco equipes disputam as três vagas restantes na reta final do Mineiro: Patrocinense (6º), Tupynambás (7º), Villa Nova (8º), Tombense (9º) e Guarani (10º). 

Contra a degola

Patrocinense, Tupynambás e Villa Nova não têm mais risco de cair ao Módulo II. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Tombense, nono colocado, tem apenas 0,61% de chance de queda. Logo atrás vêm o Guarani, em décimo, com 28,9%, e a URT, décima primeira, com 70,5%.

Clique aqui para ver a tabela do Campeonato Mineiro

SITUAÇÃO DOS CLUBES NA 11ª RODADA DO MINEIRO

Posição - Time - Pontuação - Situação

1º) Atlético (25) - Assegurado na liderança do Mineiro, o Atlético entra em campo contra o Tupynambás, em Juiz de Fora, só para cumprir tabela.

2º) Cruzeiro (22) - O Cruzeiro ainda luta para para garantir a segunda posição. Para isso, precisa vencer a Caldense no Mineirão ou torcer para que o América saia do Independência, diante do Guarani, sem os três pontos. 

3º) América (21) - Assim como o Cruzeiro, o América já tem vaga garantida entre os três melhores colocados, porém, o clube ainda luta com o rival celeste pelo segundo lugar. 

4º) Boa (15) - Já classificado para as quartas de final, o clube de Varginha busca terminar a primeira fase como o time do interior melhor colocado na tabela. Com triunfo sobre o Villa Nova, em casa, garantirá a quarta posição.

5º) Caldense (13) -  O clube de Poços de Caldas é o último dos clubes já assegurados matematicamente para a próxima fase do Mineiro. Contra o Tombense, a luta do Periquito é subir para quarto ou manter a quinta colocação e escapar do duelo com Atlético, América ou Cruzeiro nas quartas.

6º) Patrocinense (12) - Mesmo sem estar matematicamente classificado, o Patrocinense busca vitória sobre o Tombense para alcançar uma posição melhor na tabela. O clube de Patrocínio tem chances, mesmo que mínimas, de ultrapassar o Boa, quarto colocado. 

7º) Tupynambás (11) - Precisa vencer o Atlético em casa para garantir classificação. Ainda pode melhorar a posição na tabela para fugir do duelo com um dos clubes da capital. O adversário alvinegro entrará em campo com reservas.

8º) Villa Nova (11) - No mesmo contexto do Tupynambás, o clube de Nova Lima também tem chances de terminar a primeira fase em quinto e enfrentar um time do interior. O Leão do Bonfim jogará contra o Boa, no Estádio do Melão, em Varginha. 

9º) Tombense (10) - A principal luta do Tombense é pela classificação para a próxima fase, mas o time ainda tem mínimas chances de rebaixamento. O rival nesta quarta será o Patrocinense, em Tombos.
O time da Zona da Mata só cairá mediante uma combinação de resultados improvável.

10º Guarani (9) - O Bugre de Divinópolis também tem chances de classificação, mas a prioridade é superar o América no Independência e se livrar do rebaixamento. 

11º URT (7) - Primeiro dentro da zona de rebaixamento, a URT precisará vencer o já rebaixado Tupi e torcer para que o Guarani não supere o América em Belo Horizonte. 

12º Tupi (4) - Com apenas uma vitória, o Tupi já está rebaixado e disputará o Módulo II do Mineiro em 2020.  
.