Superesportes

CLÁSSICO

Bombas, briga agendada e torcedor enforcado com corda de kimono: manhã tensa antes de Cruzeiro x Atlético

Ocorrências marcam horas que antecedem a primeira partida da final do Mineiro

Marcelo Ernesto Gustavo Werneck
Cruzeirenses tentaram matar por estrangulamento um atleticano na Rua Córrego da Mata - Foto: Reprodução/Google Street View
As horas que antecederam o clássico entre Cruzeiro e Atlético, pela ida da final do Campeonato Mineiro, foi de violência em alguns pontos de Belo Horizonte. Na ocorrência mais grave, segundo a Polícia Militar, cinco torcedores do time celeste foram presos após tentar estrangular um atleticano com uma faixa de kimono, traje usado em artes marciais. A vítima, por pouco, não foi morta na Rua Córrego da Mata, no Bairro Horto.

Ainda de acordo com a PM, militares que faziam patrulhamento na região foram alertados por moradores sobre a confusão quando passavam pela Avenida Silviano Brandão. Ao chegar ao local, cinco torcedores do Cruzeiro, entre eles um professor de artes marciais, espancavam a vítima, de 20 anos. Além de o atingirem com chutes e socos, os cruzeirenses estrangulavam o jovem, que não teve o nome divulgado.

Ao perceberem a chegada da PM, os cinco torcedores do Cruzeiro tentaram fugir, mas foram presos. A vítima foi encontrada pelos militares já desacordada e foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul. 

Ao recuperar a consciência, o jovem atleticano contou que estava conversando com um amigo quando os cinco homens, trajando roupas do time celeste, chegaram e começaram com as agressões. O amigo da vítima conseguiu fugir. 

Os cinco cruzeirenses foram autuados por tentativa de homicídio. A ocorrência registrada na Central de Flagrantes, localizada no Bairro Floresta, na Região Leste de BH.

Briga agendada
 
Em outra ocorrência também registrada na manhã deste domingo, um homem foi preso com material que seria usado em um confronto marcado para ocorrer entre torcedores cruzeirenses e atleticanos no Bairro Betânia, Regiões Oeste da capital.
O homem, identificado como torcedor do Atlético estava com 17 bombas, cerca de 20 bastões de madeira, além de uma pistola de choque. 

O local da briga seria uma praça no bairro. A justificativa dada pelo homem, segundo a PM, é de que torcedores do Cruzeiro teriam feito ameaças de morte a integrantes da torcida adversária.

Bombas

Também pela manhã, policiais militares prenderam três homens, torcedores do Atlético, que portavam 10 bombas caseiras, 14 foguetes, três bombas-garrafão, três cigarros de maconha e um pino de cocaína.

Segundo a PM, a equipe do Batalhão de Rondas Táticas (Rotam) passava pela Avenida Silviano Brandão, no Bairro Horto, na Região Leste da capital, quando viu uma aglomeração de torcedores. Na abordagem aos três homens, foi encontrado o material. O trio foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan).
.